Home / Lifestyle  / Táticas para quem tem intestino preguiçoso

Táticas para quem tem intestino preguiçoso

Confere as dicas que a nutri funcional Monique Moreira deu  para garantir o bom funcionamento do intestino! Para evitar a constipação, é essencial o consumo diário adequado de fibras e água! Fibras que encontramos nos alimentos in

Confere as dicas que a nutri funcional Monique Moreira deu  para garantir o bom funcionamento do intestino!
Para evitar a constipação, é essencial o consumo diário adequado de fibras e água! Fibras que encontramos nos alimentos in natura, como frutas, verduras, leguminosas, sementes e etc, além de fibras adicionais (aquelas que podemos acrescentar a uma receita ou em frutas e saladas, para aumentar o teor de fibras na dieta), como por exemplo: psyllium, aveia, linhaça, chia, farinha ou biomassa de banana verde.

Existem algumas frutas que são mais laxantes e favorecem o funcionamento do intestino, como mamão, maçã com casca, laranja com bagaço e ameixa. Já outras tendem a “prender” o intestino e, portanto, quem tem mais dificuldade deve evitar o consumo frequente de banana, goiaba e pêra, por exemplo.
Uma estratégia para quem tem um intestino preguiçoso, é fazer um suco, misturar vários desses alimentos e tomar em jejum pela manhã ou antes de dormir. Pode ser um suco de mamão, com laranja e chia ou ameixas secas deixadas de molho na água e depois batidas com mamão e aveia. É importante não coar esses sucos para que possamos aproveitar todas as
fibras dos alimentos. Dá ainda para acrescentar a batata yacon, uma batata que é consumida crua mesmo e tem um efeito probiótico super importante.

Outra tática bem legal e fácil de encontrarmos hoje em dia é o consumo do kefir e kombucha, que são os probióticos, ou seja, as bactérias que vão agir, junto com as fibras nessa manutenção da microbiota saudável.
E, para que todas essas fibras realmente tenham os efeitos benéficos esperados, é preciso também beber bastante água. Para se ter uma base do quanto consumir, temos um cálculo prático: 30-35 ml de água por kg de peso por dia. Então, por exemplo, um mulher de 60 kg, precisaria consumir entre 1,8 a 2,1 L de água por dia. Isso seria apenas de água pura, sem
considerar a água presente nos alimentos, sucos ou chás. Porém, essa quantidade pode variar conforme a prática de atividade física, dias mais quentes, e outros fatores.

*Texto escrito pela nutricionista funcional Monique Moreira
Confere também o post escrito pela  Nutri Cláudia Kirst sobre todos os benefícios da chia (clique aqui)!

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Poste um comentário

cinco + um =