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Dúvidas sobre atividade física

Está começando a se exercitar e quer esclarecer todas as suas dúvidas sobre atividade física? Confere o texto escrito pela Mariluce Lucchese e pela Beatriz Gonçalves, ambas Educadoras Físicas e Personal Trainers. Todos os dias recebemos

Está começando a se exercitar e quer esclarecer todas as suas dúvidas sobre atividade física? Confere o texto escrito pela Mariluce Lucchese e pela Beatriz Gonçalves, ambas Educadoras Físicas e Personal Trainers.

Todos os dias recebemos essas perguntas, são dúvidas frequentes, principalmente de quem está começando a prática de atividade física. Vamos lá, queremos te esclarecer alguns aspectos importantes.
Posso treinar todos os dias?
Se você ouviu o contrário, pode ficar tranquila! Sim, você pode treinar todo o dia, a atividade física traz muitos benefícios para a sua saúde, então não tem contra indicação ser praticada com frequência.
 
Mas não vou me lesionar se treinar todo o dia?
Treinar todo o dia não faz mal! O que faz mal é a falta de movimento.
Você pode se lesionar por outros motivos: desequilíbrio muscular, falta de ativação em alguma musculatura, musculatura profunda presa, histórico de lesão, treinos sem orientação, maus hábitos.
 
Mas não devo descansar?
Sim! O corpo precisa de descanso. E é aí que as pessoas se confundem achando que não podem treinar mais de 3 vezes por semana.
Se você treina todos os dias, provavelmente fará treinos diferentes e alternados, o que não vai sobrecarregar a musculatura. A não ser que seu treino seja muito intenso, onde o professor irá te orientar na divisão dos grupamentos musculares. A intensidade do treino é proporcional ao tempo necessário para o descanso, podendo ser feito um rodízio de grupos musculares.
Escolha um ou dois dias para descansar seu corpo de acordo com sua rotina e suas necessidades, lembrando que boas noites de sono, hidratação, e alimentação adequada também fazem parte do processo de recuperação.
 
Quantas vezes por semana é necessário treinar para ter resultado?
Quanto maior a frequência, respeitando todos os aspectos (nutrição, sono, tipo de treino, sua rotina) mais significativos serão os resultados.
Se não é possível se exercitar todos os dias, faça o máximo para manter uma maior frequência.
Saiba que a orientação de um profissional capacitado faz toda a diferença no cuidado com a sua saúde!
Lembrando que o equilíbrio é muito importante! E só depende de você melhorar esse aspecto.
 
Texto escrito pelas Educadoras Físicas e Personal Trainers Mariluce Lucchese e Beatriz Gonçalves.

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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