Home / Lifestyle  / Higiene bucal dos bebês

Higiene bucal dos bebês

Você sabe quando devemos iniciar a higiene bucal dos bebês? A Dentista Gabriela Schmitz fala sobre o assunto no texto que escreveu para o site. [gallery columns="2" size="full" type="none" ids="4197,4198"]   Em bebês com aleitamento materno exclusivo, sem

Você sabe quando devemos iniciar a higiene bucal dos bebês? A Dentista Gabriela Schmitz fala sobre o assunto no texto que escreveu para o site.


 
Em bebês com aleitamento materno exclusivo, sem presença de dentes, não é necessária a limpeza da cavidade oral. A partir do nascimento do 1° dente de leite, que acontece entre o 6° e 8° mês aproximadamente, devemos realizar a limpeza dos dentes, gengiva e língua. 
Lembre-se: sempre utilizar a escova de maneira delicada e escovar sem pressa. 
Cuidado ao escolher a escova infantil, ela deve ser adequada ao tamanho da boca do bebê e com cerdas macias ou extramacias.
Qual pasta de dentes deve ser utilizada? Com flúor ou sem flúor?
Acreditava-se que crianças que não conseguiam cuspir, não deveriam fazer o uso do creme dental fluoretado. Mas a presença de flúor na cavidade oral é muito importante para a prevenção da cárie. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde, é que se utilize uma pequena quantidade de pasta de dentes infantil fluoretada, com concentração em torno de 1100 PPM de flúor. 
Como medida de segurança, é recomendado para bebês e crianças que não sabem cuspir, a quantidade de 1 grão de arroz (0,1g). Para crianças que já sabem cuspir, é indicado a quantidade equivalente a um grão de ervilha (0,3g).
Bebês podem ter cáries? 
Depois que nascem os dentes de leite, podem sim. Por isso devemos nos conscientizar sobre a cárie na primeira infância.  Limite o consumo de açúcar em crianças menores de 2 anos! Você sabe a dificuldade que é realizar uma correta higiene bucal em crianças, por isso, incentive uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e cereais integrais. Consulte um Dentista para que ele forneça as primeiras orientações preventivas. Escove os dentes do seu filho (a) pelo menos 2 vezes por dia, de manhã e de noite, com o creme dental fluoretado.
 
Texto escrito pela Dentista Gabriela Schmitz.

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.