Top 10 alimentos saudáveis e baratos
Para o post de hoje, a nutri Ana Luísa Ott preparou uma listinha com as opções que podem e devem estar presentes na sua alimentação! Ela mostra que qualidade não é, necessariamente, um sinônimo de
Para o post de hoje, a nutri Ana Luísa Ott preparou uma listinha com as opções que podem e devem estar presentes na sua alimentação! Ela mostra que qualidade não é, necessariamente, um sinônimo de gasto elevado!
Alimentação saudável, para muitos, remete a gastos e mais gastos… É, inclusive, preocupação de muitas pessoas quando procuram nutricionistas pela primeira vez: “eu vou gastar muito, nutri?”, “você não vai me passar coisas muito caras, né?”. Infelizmente esta ideia de que comida saudável é mais cara é equivocada e surgiu porque a indústria dos alimentos “fit” e saudáveis realmente cobra bem caro pelos produtos que vende. E que indústria que sabe vender, hein? Eles vendem tão bem que convenceram muita gente de que, para comer saudável, devemos comer alimentos “fit, diet, light, low carb, proteicos, gluten free, lactose free”… mas eu vou te contar uma coisa: alimentação saudável não é isso não!
Uma alimentação saudável tem que ser rica em COMIDA, ALIMENTO, não produtos! Comida de verdade é baratinha, vou te provar!!
Aqui vai a lista dos top 10 alimentos que vão fazer a sua alimentação ser muuuito saudável e muuuito barata! Vamos lá?
1)Ovos
Riquíssimos em proteínas de alto valor biológico, gorduras boas e cheinho de vitaminas e antioxidantes! Cabe dizer que algumas das vitaminas mais importantes para o nosso organismo estão no ovo! É o caso das vitaminas lipossolúveis e vitaminas do complexo B. Por ser um alimento rico em proteínas e gorduras oferece uma saciedade incrível, algo muito importante para quem quer emagrecer sem passar fome!
2) Batatas
As batatas doce e inglesa são ótimas fontes de carboidratos e fibras, garantindo um bom aporte energético, maior saciedade e o bom funcionamento do intestino! Não existem grandes diferenças entre essas duas batatas, não caia na história de que batata inglesa engorda… nenhum alimento engorda isoladamente! Além disso, quando consumidas com outros alimentos o índice glicêmico de ambas diminui. Minha dica é: consuma elas de preferência cozidas, pois quando assadas aí sim o índice glicêmico vai lá em cima e o benefício da saciedade é perdido!
3) Aveia
A aveia é um excelente alimento, rica em um tipo de fibra chamada beta-glucana que possui muitos benefícios para a saúde! Diversos estudos já demonstraram melhoras na glicemia, na resposta insulinêmica e no perfil lipídico (colesterol, triglicerídeos) com o uso da aveia! É muito indicada para diabéticos e pessoas com doenças cardiovasculares. É um alimento que pode ser consumido puro (como mingau, por exemplo), junto com outros alimentos ou em receitas! Um ótimo café da manhã, lanche ou ceia!
4) Frutas
Nem preciso dizer né? Frutas são ricas em carboidratos, fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes. São alimentos essenciais na nossa vida! A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo diário de 400g gramas de frutas, legumes ou hortaliças por dia, assim, um consumo de 3 a 5 frutas por dia estaria adequado!
5) Leite e derivados
Ótimas fontes de proteínas de alta qualidade, cálcio, fósforo. Alimentos que geram muita saciedade e que comprovadamente diminuem os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, doenças inflamatórias intestinais, obesidade, síndrome metabólica e por aí vai… Não caia no papo de que lactose faz mal! A menos que você tenha intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite, leite e derivados podem e devem estar na sua alimentação!
6) Leguminosas
Feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja… alimentos riquíssimos em carboidratos complexos, fibras, proteína vegetal, vitaminas, minerais, principalmente o ferro. Geram saciedade e ajudam a prevenir doenças!!
7) Legumes e verduras
Alimentos com altíssimo valor nutricional, lotado de vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a prevenir doenças, como as cardiovasculares e o câncer, e previnem o envelhecimento. O alto teor de fibras auxilia no bom funcionamento intestinal e promove maior saciedade. Deve fazer parte da alimentação de qualquer pessoa, para qualquer objetivo!
8) Pipoca
O milho é rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Aumenta a saciedade, previne doenças e é uma ótima fonte de carboidratos complexos! Vai dizer que uma pipoquinha de lanche ou ceia não cai super bem? Mas lembrando que tem que ser pipoca caseira, feita direto do milho, na panela, sem ou com pouco óleo!
9) Café
Rico em potássio, zinco, ferro e magnésio, cheio de antioxidantes, os polifenóis, e uma ótima opção para dar um gás, manter o foco, a atenção e se encher de energia!!
10) Frango
Uma opção barata e cheia de benefícios. É fonte de proteínas e uma carne magrinha, saborosa, que pode entrar em várias receitas!
E aí, concorda comigo que alimentação saudável pode ser simples e barata??
*Texto escrito pela nutricionista Ana Luísa Ott.