Home / Beauty  / 9 dicas para emagrecer com o Ayurveda

9 dicas para emagrecer com o Ayurveda

80% das pessoas que me procuram no consultório para atendimento estão tentando emagrecer, e a maioria delas já fizeram muitas dietas durante a vida, mas que não foram sustentáveis, tendo como resultado, muitas vezes, recuperação

80% das pessoas que me procuram no consultório para atendimento estão tentando emagrecer, e a maioria delas já fizeram muitas dietas durante a vida, mas que não foram sustentáveis, tendo como resultado, muitas vezes, recuperação de todo, ou mais, do peso perdido. Além disso, as restrições alimentares trazem outras consequências, como por exemplo, o desenvolvimento de compulsão alimentar ou comer emocional agravado, dificultando o comportamento alimentar e tirando a paz no momento da alimentação.

Comer deve ser leve, não deve existir culpa ou medo.

O Ayurveda traz um olhar diferente para esses desequilíbrios, como sobrepeso ou obesidade. O tratamento integrativo conta com equilíbrio sistêmico entre corpo, mente e alma. Iniciamos organizando rotinas e alimentação, com foco em melhora da digestão, considerando que a má digestão gera o acúmulo de toxinas, e essas, o acúmulo de gordura.

9 dicas para emagrecer com Ayurveda:

1. Coma apenas com fome real: a fome é o único sinal que o corpo nos dá que está pronto para digerir. Comer na ausência de fome terá como consequência má digestão e produção de toxinas. Além disso, evite fazer muitas refeições durante o dia, pois pode sobrecarregar o fogo digestivo. Coma novamente apenas quando a refeição anterior tiver sido digerida completamente.

2. Faça do seu almoço a principal refeição do dia, e jante cedo com alimentos leves: meio dia é o horário que nosso fogo digestivo está com a potencialidade mais alta, garantindo uma digestão melhor. No horário da noite o metabolismo começa a desacelerar, entrar em modo de reparo, por isso, não é tão eficiente para digerir alimentos.

3. Alimentação: prefira sempre alimentos que você consegue imaginar crescendo na natureza. Evite, ao máximo, industrializados ou alimentos ricos em açúcar e gordura. E lembre-se: se perceber que algum alimento não está lhe fazendo bem, por mais que seja considerado “saudável”, pare de ingerir.

4. Tenha uma rotina diária muito bem estabelecida, principalmente pela manhã: acorde cedo, raspe a língua ao acordar, escove os dentes, comece o dia ingerindo algum líquido quentinho (água morna ou chás), faça alguns minutinhos de silêncio para oração ou agradecimentos e, se possível, faça uma pequena meditação. Começar o dia com calma e tranquilidade auxilia na diminuição da ansiedade/estresse e, consequentemente, diminui o comer emocional.

5. Durma bem: durante a noite nosso corpo passa por processos que só acontecem neste horário, como por exemplo, regulação hormonal (e é com o metabolismo bem regulado que conseguimos perder peso e driblar o acúmulo de gordura.). O detox natural que nosso fígado faz limpando nosso corpo também acontece durante a noite, e o descanso, que é muito importante para nos deixar mais alertas e conscientes durante o dia.

6. Exercite-se: o ideal é fazer algum tipo de movimento todos os dias, preferencialmente, pela manhã. O exercício traz leveza para o corpo e para a mente, aumenta a capacidade física, aumenta o gasto calórico, auxiliando, desta forma, no emagrecimento.

7. Beba água morna ou chá durante o dia: os chás são medicamentos para o Ayurveda, pois auxiliam muito na digestão e, consequentemente, no emagrecimento. E crie o hábito de ingerir líquidos apenas mornos ou, no máximo, temperatura ambiente, inclusive a água. Tudo que é frio atrapalha a digestão.

8. Especiarias e chás são considerados medicamentos para o Ayurveda: principalmente gengibre, cúrcuma, pimenta, canela, cominho, coentro, erva doce… Mas ingira sempre de acordo com sua tolerância. Se perceber que algo está gerando algum desequilíbrio, pare de ingerir.

9. “Trabalhe” sua parte mental e sua espiritualidade: muitas vezes, a causa do seu excesso de peso pode ser mais profunda. Coloque-se em prioridade na sua vida, desenvolva seu autoconhecimento e seu amor-próprio, ambos são extremamente importantes para sua saúde física, mental e espiritual.

NATHALIA OZIO

Nutricionista CRN2 14120

Especialista em Nutrição clínica e doenças crônicas

Terapeuta nutricional integrativa

Terapeuta Ayurveda

Professora do curso de formação em terapeuta Ayurveda

Professora de curso de pós-graduação em Nutrição

Instagram @anutri.ayurveda

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os nossos posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre beleza.

[email protected]

Nutricionista CRN2 14120. Especialista em Nutrição clínica e doenças crônicas. Terapeuta nutricional integrativa. Terapeuta Ayurveda. Professora do curso de formação em terapeuta Ayurveda. Professora de curso de pós-graduação em Nutrição.

Visão geral da revisão
1 COMMENT
  • LiftDetox 29 de junho de 2022

    Conhece o composto natural capaz de induzir a queima acelerada de gordura do corpo, levando a perda de até 2kg de pura gordura profunda do corpo, principalmente da barriga, braços e pernas? Venha conhecer o que realmente funciona!
    Acesse esse link e saiba mais -> bit.ly/3yrtYUX

Poste um comentário