Home / Lifestyle  / 12 fatos sobre a menstruação

12 fatos sobre a menstruação

A menstruação, também chamada de período menstrual, marca o início do ciclo menstrual. O ciclo menstrual é o período entre uma menstruação e outra, geralmente durando entre 24 e 36 dias. Já a menstruação são

A menstruação, também chamada de período menstrual, marca o início do ciclo menstrual. O ciclo menstrual é o período entre uma menstruação e outra, geralmente durando entre 24 e 36 dias. Já a menstruação são os dias de sangramento, resultado de um ciclo anterior que não resultou em gravidez.


Dessa forma, o tecido que reveste o nosso útero por dentro, o endométrio, é expulso dele em forma de sangramento, abrindo espaço para a construção de um endométrio novinho em folha! Enfim, você provavelmente já conhece bem esse processo na prática, né? Portanto, que tal saber mais sobre ele?


1

A menstruação geralmente dura entre 3 e 7 dias. Menos ou mais do que isso podem ser indicativos de algum desequilíbrio hormonal.


2

O primeiro dia de menstruação é o primeiro dia de sangue vermelho vivo. Esse também conta como primeiro dia do ciclo. Por isso, nada de contar aquela “borrinha de café” que pode vir um ou dois dias antes, viu? O nome correto para ela é “sangramento de escape”.


3

Nem todo sangramento é de fato menstruação. Quando se toma anticoncepcional com pausa, por exemplo, não há menstruação, e sim o sangramento por privação hormonal. Porém, na aparência e na duração, eles podem ser bem parecidos.


4

A menstruação é o sangramento específico que acontece entre 10 e 16 dias após uma ovulação.


5

Estar com um sangramento, inclusive menstruação, não é indicativo absoluto de estar infértil. É sim possível entrar em período fértil e estar sangrando ao mesmo tempo! Por isso, quem está evitando gravidez deve usar um método contraceptivo durante a menstruação também – como a camisinha, que também protege de infecções sexualmente transmissíveis.


6

A menstruação não é “o óvulo indo embora”, e sim o endométrio (camada interna do útero) formado no ciclo anterior. Quando menstruamos, nosso óvulo já se desfez cerca de 2 semanas antes.


7

O sangue menstrual não é podre, nem velho, nem sujo. Ele vem do útero, um lugar estéril, e só é colonizado por bactérias quando passa pela vagina. Ao sair do canal (para um absorvente, por exemplo), ele entra em contato mais intenso com o ar e começa a entrar em processo de se decompor, assim como qualquer fluido corporal.


8

Durante a menstruação, nossa vagina fica um pouco menos ácida, devido ao sangue. Por isso, a menstruação pode ser um regulador de pH “natural”, já que antes dela a vagina estava com o pH mais baixo (mais ácida).


9

É normal se sentir menos disposta no período menstrual, especialmente nos primeiros dias.


10

Também é normal ter alguns coágulos, alguns “pedacinhos”, ser mais elástica ou mais líquida, e variar entre tons de marrom e vermelho (do vivo ao vinho bem escuro).


11

Não tem problema fazer sexo durante a menstruação. Porém, use preservativo, pois além do risco de gravidez não ser nulo, o sangue também pode facilitar a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis.


12

Você pode sim praticar esportes, ler, cozinhar, lavar o cabelo e fazer suas atividades normais durante o período menstrual e não há contraindicações médicas para isso!




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sexualidade.

[email protected]

Educadora menstrual, empreendedora social cofundadora da Escola da Menstruação e bióloga e professora de formação. Também é criadora da Diga Vulva, onde escreve e cria conteúdo sobre saúde, ciclos femininos e sexualidade. Acredita no poder do autoconhecimento e na visão positiva do corpo feminino. | @digavulva

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta