Home / Lifestyle  / Sucos funcionais

Sucos funcionais

Que tal se refrescar na estação mais quente do ano? A nutricionista Jaqueline Zwarnieski deu dicas de sucos com frutas cítricas e chás gelados para te ajudar a enfrentar esse calorão com saúde! CHÁ DE HIBISCO COM MORANGOS O

Que tal se refrescar na estação mais quente do ano?
A nutricionista Jaqueline Zwarnieski deu dicas de sucos com frutas cítricas e chás gelados para te ajudar a enfrentar esse calorão com saúde!
CHÁ DE HIBISCO COM MORANGOS

O Chá de hibisco se destaca pelo seu alto teor de compostos fenólicos, antocianinas, ácidos orgânicos, vitaminas e minerais – todos aliados na prevenção do estresse oxidativo das células. A maior vantagem é que seus polifenóis- antocianinas- por trás da cor vermelha, combatem a inflamação, pois a planta ainda tem quercetina, um problema para quem está acima do peso, já que a gordura em excesso é altamente inflamatória para nosso corpo. Esse chá é  rico em vitaminas C, A, ferro, cálcio e magnésio. O Hibiscus Sabdariffa L., é uma flor de tons avermelhados e originária da Índia e da Malásia.
Ao consumirmos o chá de hibisco, diariamente, o nosso corpo passa por um processo de desintoxicação em que são eliminadas toxinas na urina e por isso é também um excelente diurético. Quando as toxinas ficam no nosso organismo, elas desencadeiam o envelhecimento celular, o que pode levar a diversas doenças, inclusive o câncer.
Podemos consumir no chá de hibisco puro gelado, agora que está chegando o verão, pois é bem refrescante ou batido com frutas cítricas: morangos, abacaxi, por exemplo, são ótimas sugestões.
Benefícios do chá de hibisco:
*Diurético, reduz a retenção de líquidos no corpo.
*Evita acúmulo de gorduras no corpo.
*Melhora o sono, acalma a mente, reduz o estresse.
*Melhora o trânsito intestinal.
*Ajuda no controle do colesterol.
*Protege o fígado, reduzindo inflamações.
*Reduz a vontade de ingerir doces.
*Diminui a sensibilidade à insulina.
*Melhora os sintomas da TPM.
*Reduz a pressão arterial.
*Ótimo para o cérebro, possui vitaminas do complexo B que agem sobre os neurônios.
Recomendações: 2 à 3 xícaras por dia
Contra indicações: Mulheres grávidas e mulheres que fazem reposição hormonal. Não é recomendado ingerir  mais que 1 litro de chá por dia.

CHÁ DE HORTELÃ COM  ABACAXI
A hortelã é uma erva bastante popular e contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e riboflavina. Tem poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios.
De acordo com estudos recentes, o aroma e o sabor da hortelã tem produzido profundos efeitos em funções cognitivas do cérebro, tais como: raciocínio, resolução de problemas, formação de conceitos, julgamentos, atenção e até mesmo a memória. O chá de hortelã quando consumido diariamente, também tem sido estudado no tratamento da síndrome do ovário policístico, em mulheres jovens, trazendo resultados benéficos e satisfatórios nos níveis de insulina no corpo e promovendo melhoras na resistência à insulina e na síndrome metabólica, como o diabetes.
Os benefícios do chá de hortelã incluem:
* Melhora na digestão
* Alivia os sintomas da síndrome do intestino irritável: dores abdominais, gases,inchaço e diarréia
*Ajuda a aliviar os sintomas da asma e outros problemas respiratórios, bem como gripes e resfriados.
*Diminui a dor de garganta e a tosse seca, a famosa tosse alérgica
*Alivia coceiras e irritações na pele
*Melhora a saúde bucal: neutraliza o mau hálito e também combate as bactérias que causam as cáries.
*Alivia as dores musculares, dor de cabeça e dor de estômago
*Alivia náuseas
*Previne câncer
*texto escrito pela nutricionista esportiva Jaqueline Zwarnieski
 

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.