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Como posso melhorar meu sono usando alimentos?

Você sabia que, além de terem uma ligação direta com o seu sono, os alimentos podem ter ajudar a melhorá-lo? A nutri Julia Taffarel escreveu um post super completo contando mais sobre o assunto: Como é o

Você sabia que, além de terem uma ligação direta com o seu sono, os alimentos podem ter ajudar a melhorá-lo?
A nutri Julia Taffarel escreveu um post super completo contando mais sobre o assunto:
Como é o seu sono?  Você dorme bem ou mal?  Demora para dormir? Acorda durante a noite? Você acorda disposto ou cansado?
Os efeitos de uma noite mal dormida vão muito além da diminuição de energia no dia seguinte. A privação do sono pode levar ao maior consumo de alimentos gordurosos, à compulsão alimentar e como consequência, ao sobrepeso e à obesidade.
Você sabia que a sua alimentação interfere na qualidade do seu sono?
Uma alimentação deve fornecer os nutrientes essenciais para um sono reparador, tais como vitaminas do complexo b, zinco, magnésio e triptofano. Esses nutrientes estão presentes em frutas, verduras, cereais integrais, oleaginosas e atuam como precursores dos hormônios indutores do sono e relaxamento.

Neste post, iremos abordar alguns alimentos para auxiliar em um sono reparador e de qualidade.
Aveia: a aveia é uma ótima fonte de triptofano e auxilia na produção de serotonina e melatonina. Um ótimo alimento para incluir no dia a dia.
Banana: fonte de magnésio, triptofano, vitaminas do complexo b, que auxiliam em um sono de qualidade.
Canela: precursor de gaba, induz ao relaxamento. Que tal adicionar na banana amassada? Ou um mingau de aveia com banana e canela antes de dormir?

Maracujá: essa fruta deliciosa contém substâncias que acalmam o sistema nervoso e melhoram a qualidade do sono. Uma dica: fazer um chá de maracujá antes de dormir (congelem a polpa de maracujá em formas de gelo, fervam a água e coloquem um cubinho de polpa congelada, coe se preferir).
Kiwi: fonte de vitamina c, folato, flavanóides, auxilia na melhora da qualidade do sono.
Cereja, gojiberry, semente de abóbora, amêndoas e semente de linhaça: estes alimentos são fontes de fitomelatonina, ajudam a combater a insônia e a melhorar a qualidade do sono.

Além disso, ter disciplina quanto ao horário de dormir e reduzir os estimulantes, como: luzes, celular, televisão devem ser considerados para uma boa qualidade do sono.
Uma noite bem dormida nos fornece inúmeros benefícios, como uma melhor atividade anti-inflamatória, melhora do humor, prevenção de obesidade e doenças associadas. Por isso devemos estar atentos à importância de um descanso adequado.
*post escrito pela nutricionista Julia Taffarel

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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