Home / Lifestyle  / Por um dia mais saudável

Por um dia mais saudável

Quero começar a me alimentar bem, Mari! Me ajuda! Então vamos lá. 90% das pessoas que me procuram pedindo ajuda, são as que querem emagrecer! 10% ou até menos, são as que se deram conta que tá

Quero começar a me alimentar bem, Mari! Me ajuda!
Então vamos lá.
90% das pessoas que me procuram pedindo ajuda, são as que querem emagrecer! 10% ou até menos, são as que se deram conta que tá na hora de tomar vergonha na cara e cuidar da SAÚDE!
Não acho ruim as que me procuram pra perder uns quilinhos. Mas fico feliz mesmo quando elas se mantém na alimentação saudável por sentirem que comer bem traz mais disposição, energia, vitalidade… sentirem que ficam menos doentes, que a pele melhora e que comida saudável é gostosa sim!!! 
Para os que estão startando nesses novos hábitos, aqui vão algumas dicas que super podem ajudar!
Vou considerar o que ouço a todo instante e dar dicas que servem para a maioria das pessoas!
Café da manhã:
Pense que seu estômago está vazio e pronto, ansioso e sedento por vida, nutrientes, energia!! Daí você faz o que? Come pão, pizza fria, pastel e coca! Sim, as pessoas fazem isso ainda! Ainda tem um grupo que só “come uma bolachinha recheada e toma Nescau”. Gente, para tudo! Frutas, proteína, fibras! Minha melhor sugestão é: troque seu sanduba ou sua tapioca por omelete! Isso mesmo. Um bom aporte proteico de manhã te mantém saciado por mais tempo e te ajuda a evitar aqueles ataques de fome no meio da manhã e final do dia! Coma frutas inteiras ou sucos com fibras. Quem se alimenta bem já ingere muita fibra e eu não vejo problema em coar um suco verde ou suco de frutas. Agora, quem se alimenta mal, deve aproveitar as fibras das frutas! Sucos devem ser leves! Se você só sabe fazer suco enchendo de frutas, prefira comê-las!  Obviamente estamos falando em sucos frescos, de caixinha, jamais!

Overnight meals são uma ótima pedida! Fibras, carbo e proteínas na mesma refeição! Uma opção saudável que vai te manter super saciado ao longo do dia! Aqui no site temos receitas de mingau de aveia, café da manhã tão consumido pela galera saudável nos Estados Unidos! Link aqui!

Almoço:
Comece sempre pela salada! Um prato bem servido vai aumentar tua ingestão de fibras e dar uma enganada na fome pra que o segundo prato seja feito com mais raciocínio! Pense antes de se servir! Não tem por que misturar tipos de carboidratos! Escolha um! Ingira fontes de proteína sejam elas animais ou vegetais como feijões, lentilhas, ovos, ervilhas, brócolis…

Lanches da manhã ou da tarde:
Bolo, biscoito e bolacha não são lanches saudáveis, a menos que você os faça em casa, cuidando com as escolhas dos ingredientes! Prefira iogurtes (esses sempre com poucos ingredientes como leite e lactobacilos. Sem sabor preferencialmente! Você pode saborizá-los com mel, melado ou frutas). Consumir iogurtes com fontes de fibra como aveia e quinoa em flocos, são uma ótima opção! Se optar por granola, escolha uma sem açúcar! Muitas granolas tem o açúcar como ingrediente principal da receita! Daí não vale né?

Jantar:
Melhor jantar comida do que lanche. Prefira carnes magras ou outra fonte de proteína vegetal e vegetais cozidos. O corpo precisa trabalhar demais para digerir vegetais crus e a note queremos que o organismo descanse, não é mesmo! Leia o post da Nutri ????????????sobre o consumo de vegetais crus e cozidos à noite, basta clicar aqui!

Dicas extras: 
Quer perder peso? Prefira frutas com menor teor de frutose como abacate, coco, morangos, Framboesa, amora…

Quer desinchar? Opte por chás como hibiscus que auxilia no processo de eliminação de líquido. E beba muita água! Quanto mais água você beber, mais você vai desinchar. Um corpo desidratado guarda muito líquido para um possível momento de escassez. Assim você incha! Lembre-se: o nosso corpo é muito inteligente!
Segue inchado? Que tal reduzir o consumo de alimentos inflamatórios como as farinhas?
Bebidas: eu prefiro comer calorias do que tomar calorias! Então tomo muitos chás e água ao invés de sucos e refrigerantes! Escolha no mínimo, inteligente, não?

Café, chimarrão, suco e água: tomar café, chimarrão, chá e suco o dia inteiro não conta como água! Beba água e beba aos poucos. Melhor tomar vários copos d’água ao longo do dia do que 2 litros de uma vez so!

Quer dormir melhor? 30 gotinhas de extrato de própolis em um pouquinho (é pouquinho mesmo) de água antes de dormir, vai ajudar muito! Melhor remédio é o remédio natural!

Quer mais energia? Ingira menos carboidratos e mais gorduras boas. Você também pode estar com alguma deficiência ou dificuldade de absorção de nutrientes! Procure seu médico e faça alguns exames.

Não aguenta de vontade de comer doces? Opte por chocolates com menos açúcar e mais cacau! Coma uma ou outra tâmara, banana quentinha com canela…

Ama bolo e não vive sem? Aqui no site tempos receitas pra vocês! Todas super saudáveis e eu garanto, muito gostosas!!!!!!
*Bolo de banana
*Colomba Pascal
*Bolo de cacau com coco
Ficou com dúvida? Deixe sua pergunta aqui nos comentários!!! Vou adorar te ajudar!!
Beijo!
Mari

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Poste um comentário

treze + 15 =