Quer começar a correr?
O ser humano foi programado para correr. Mas hoje em dia podemos ter muitas dificuldades para começar a praticar a corrida. A educadora física Bia Gonçalves escreveu um texto sobre o assunto para o site: Sabemos
O ser humano foi programado para correr. Mas hoje em dia podemos ter muitas dificuldades para começar a praticar a corrida. A educadora física Bia Gonçalves escreveu um texto sobre o assunto para o site:
Sabemos que o treinamento é muito amplo, mas existem fatores que são muito importantes para o desempenho da corrida, para que ela seja mais veloz, mais econômica e com menos chance de lesão.
São eles:
Estabilidade do tronco:
Para ter o tronco firme é necessário o fortalecimento dos músculos do Core (músculos do abdômen, quadril e pelve). Essa musculatura forte é responsável pela boa postura do tronco em qualquer movimento.
Mobilidade de quadril e tornozelo:
Fazemos movimentos antinaturais o dia inteiro (como sentar), quando tentamos fazer movimentos naturais como correr, nosso corpo não está preparado.
Os exercícios para movimentar o quadril e o tornozelo devem fazer parte da sua rotina.
Quadril forte:
Os músculos mais importantes do Core quando falamos de quadril são o psoas, glúteo e os isquiotibiais (parte posterior da coxa). O quadril ajuda no alinhamento do tronco e de toda a perna.
Ter um quadril forte ajuda a melhorar a passada na corrida. Faz seus treinos mais eficazes, diminui os problemas no joelho, melhora o equilíbrio e diminui o desgaste da corrida.
Pé:
Você não sabe mas é a parte mais importante da sua corrida.
Ele tem que estar preparado para isso, a força e a mobilidade do pé melhora muito o desempenho das outras articulações do corpo.
Inclua no seu treinamento exercícios para movimentar e fortalecer os pés, fazer exercícios descalço sempre que puder também vai ajudar muito.
Respiração:
Respirar melhor é gastar menos energia!
Existe um músculo que é um grande aliado em sua corrida, o diafragma.
Aprenda a usá-lo corretamente, relaxe e respire pela barriga, treine essa respiração pela manhã e à noite, sem movimento, com as pernas para cima, confortavelmente. Depois comece a usar nos exercícios, caminhadas e só depois para execuções mais rápidas.
Aproveite a corrida e todos os seus benefícios sem sentir dor. A combinação de todos esses fatores vai fazer toda a diferença no seu treino!
Texto escrito pela educadora física Bia Golçalves.