Home / Lifestyle  / Dicas para uma quarentena saudável

Dicas para uma quarentena saudável

Em meio à situação atual em que o mundo se encontra, é ainda mais importante garantirmos que nossa imunidade esteja 100%. A Nutricionista Aline Merlim escreveu sobre o assunto para o site.   O estresse, o tédio,

Em meio à situação atual em que o mundo se encontra, é ainda mais importante garantirmos que nossa imunidade esteja 100%. A Nutricionista Aline Merlim escreveu sobre o assunto para o site.
 
O estresse, o tédio, a ansiedade, o medo do desconhecido e o passar mais tempo em casa do que de costume acaba nos convidando a abrir a geladeira e os armários para procurar algum tipo de conforto, um bem estar instantâneo – e nada mais eficaz e acessível que a comida, principalmente os doces e alimentos mais calóricos. 
Porém, apesar desse impulso, precisamos prestar atenção no que consumimos, pois vai influenciar diretamente no nosso estado de saúde geral. Alimentos ricos em fibras e nutrientes, como os vegetais, vão ajudar muito mais a nos mantermos com imunidade boa do que o consumo excessivo de industrializados que podem causar um efeito inflamatório no nosso intestino, prejudicando nossa imunidade, por exemplo. 
Então anota essas 4 dicas para uma Quarentena Saudável: 
1) Não deixe de consumir vegetais! 
Manter uma alimentação balanceada com o consumo adequado de vitaminas, minerais e fibras ajuda o nosso sistema imune a ter substratos para nos defender e a garantir saúde intestinal. Tente consumir de 3 a 4 porções de vegetais por dia! 
1 porção é 75g de vegetais frescos, 1⁄2 copo de vegetais cozidos, 1 copo de folhas (alface, espinafre, couve) ou 1⁄2 batata média! 

2) Mexa o seu corpo! 
Seja com alongamentos, aulas online de yoga, treinos online. Tem várias academias que estão disponibilizando treinos online, ou até mesmo LIVES nas redes sociais. O negócio é manter o corpo em movimento para também fortalecer o sistema imune e ajudar o nosso estado emocional ao liberar endorfina e nos gerar aquela sensação de bem estar! 
3) Mantenha-se informada, mas saiba a hora de parar! 
Com certeza, a essa altura, já sabemos o que precisamos saber sobre o que se passa no mundo. Qualquer noticia importante chegará aos nossos ouvidos de qualquer maneira. Então tenta alimentar a sua mente com conteúdos bons, produtivos e que te tirem do estado de medo e ansiedade, pois a nossa realidade também é moldada pelo que consumimos. O estresse fisiológico causado por esses sentimentos também podem afetar a nossa imunidade. Se sentir que precisa de apoio para lidar com esse carrossel de emoções, não exite em procurar ajuda de profissionais da Psicologia! 
4) Seja gentil contigo mesma! 
Terão momentos que sim, apenas o chocolate ou cookies vão conseguir te fazer sentir bem. E está tudo bem! Só precisamos cuidar para a exceção não virar a regra. 
Embora não possamos controlar o que está acontecendo e nem como está acontecendo no mundo, podemos sim treinar a nossa resposta a esses eventos, seja pela implementação de rotina, hábitos, rituais ou aprendendo formas de passar por essa situação da forma mais tranquila possível. Muita saúde para todos nós, estamos juntos nessa! 
 
Texto escrito pela Nutricionista Aline Merlim.
 

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.