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Quer começar a correr?

O ser humano foi programado para correr. Mas hoje em dia podemos ter muitas dificuldades para começar a praticar a corrida. A educadora física Bia Gonçalves escreveu um texto sobre o assunto para o site: Sabemos

O ser humano foi programado para correr. Mas hoje em dia podemos ter muitas dificuldades para começar a praticar a corrida. A educadora física Bia Gonçalves escreveu um texto sobre o assunto para o site:


Sabemos que o treinamento é muito amplo, mas existem fatores que são muito importantes para o desempenho da corrida, para que ela seja mais veloz, mais econômica e com menos chance de lesão. 


São eles:


Estabilidade do tronco: 

Para ter o tronco firme é necessário o fortalecimento dos músculos do Core (músculos do abdômen, quadril e pelve). Essa musculatura forte é responsável pela boa postura do tronco em qualquer movimento.


Mobilidade de quadril e tornozelo:

Fazemos movimentos antinaturais o dia inteiro (como sentar), quando tentamos fazer movimentos naturais como correr, nosso corpo não está preparado.


Os exercícios para movimentar o quadril e o tornozelo devem fazer parte da sua rotina.

Quadril forte: 

Os músculos mais importantes do Core quando falamos de quadril são o psoas, glúteo e os isquiotibiais (parte posterior da coxa). O quadril ajuda no alinhamento do tronco e de toda a perna.


Ter um quadril forte ajuda a melhorar a passada na corrida. Faz seus treinos mais eficazes, diminui os problemas no joelho, melhora o equilíbrio e diminui o desgaste da corrida.

Pé:

Você não sabe mas é a parte mais importante da sua corrida. 


Ele tem que estar preparado para isso, a força e a mobilidade do pé melhora muito o desempenho das outras articulações do corpo. 


Inclua no seu treinamento exercícios para movimentar e fortalecer os pés, fazer exercícios descalço sempre que puder também vai ajudar muito.

Respiração:

Respirar melhor é gastar menos energia!


Existe um músculo que é um grande aliado em sua corrida, o diafragma.


Aprenda a usá-lo corretamente, relaxe e respire pela barriga, treine essa respiração pela manhã e à noite, sem movimento, com as pernas para cima, confortavelmente. Depois comece a usar nos exercícios, caminhadas e só depois para execuções mais rápidas.


Aproveite a corrida e todos os seus benefícios sem sentir dor. A combinação de todos esses fatores vai fazer toda a diferença no seu treino!


Texto escrito pela educadora física Bia Golçalves.

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