Home / Lifestyle  / Parou de emagrecer?

Parou de emagrecer?

Pode ser a hora de fazer um Detox! Confere o post da nutri Jociane Catafesta para descobrir mais sobre o assunto: Vamos descrever uma situação bem comum: iniciou o plano alimentar, atividade física, fez tudo certo e emagreceu!

Pode ser a hora de fazer um Detox!
Confere o post da nutri Jociane Catafesta para descobrir mais sobre o assunto:
Vamos descrever uma situação bem comum: iniciou o plano alimentar, atividade física, fez tudo certo e emagreceu! Passou um tempo e tudo o que você fazia não adianta mais. Se identificou? Então vamos entender o que pode estar acontecendo?
Uma forma do nosso corpo “estocar” as toxinas com que temos contato diariamente é no tecido adiposo. Ao iniciarmos o processo de emagrecimento, estas toxinas vão para corrente sanguínea para serem eliminadas e, para isso, nosso organismo precisa estar equilibrado, precisa ter tudo funcionando corretamente. O fígado é um dos principais órgãos que possui importante função no processo de transformação de toxinas.
Ele entra em ação para transformar essas substâncias em uma forma química que permite a eliminação pela urina, fezes e bile, e esse processo de destoxificação ocorre em todas as células, mas principalmente no fígado e intestino, de maneira contínua. O estilo de vida atual expõe o organismo humano a diferentes tipos de toxinas diariamente, exigindo um ótimo processo de destoxificação. Além dessas toxinas ambientais, o corpo é exposto a diversas substâncias presentes nos alimentos como agrotóxicos, hormônios, substâncias alergênicas e aditivos alimentares.
Na Dieta detox, retiramos alimentos como carne vermelha, açúcares, laticínios, alimentos industrializados ricos em aditivos químicos, incluindo alimentos enlatados, embutidos e refinados, além de refrigerantes e sucos artificiais. Em contrapartida, diversos outros alimentos são incluídos na dieta diária, tais como arroz, sucos naturais, muitas frutas, saladas variadas cruas, legumes cozidos, diferentes tipos de  leguminosas, ovo, entre outros.  É fundamental também uma adequada ingestão de líquidos, já que a maioria das reações químicas precisa de água. Vamos a questões práticas.

A dieta detox tem contraindicações? Pessoas com problemas de saúde, como diabéticos, além de gestantes e lactantes não devem seguir essa dieta.
Qual o tempo de duração desta dieta? Depende do objetivo e da disponibilidade da pessoa. Geralmente de 15 ou 21 dias. Esta dieta melhora a retenção de líquidos, estimula órgãos e sistemas, acelera o metabolismo, acaba com a enxaqueca e reduzir o cansaço.
Que tal um exemplo:
Café da manhã: frutas, fibras como aveia, linhaça, chia, quinoa, amaranto. Pão integral sem glúten, tapioca ou biscoitos de arroz, pasta de grão de bico ou ovo, chá ou suco natural ou suco verde.
Lanche da manhã: Frutas, oleaginosas, tomate cereja, cenoura, bolachas de arroz.

Almoço: Arroz ou batata (doce, baroa, salsa) ou aipim ou polenta ou macarrão de arroz, leguminosa (feijão ou lentilha sem gordura, ervilha, grão de bico, vagem), atum, sardinha ou outro peixe  ou ovo caipira. Utilize temperos naturais e sal marinho. Muita salada variada com azeite de oliva extra virgem. Chá verde ou suco natural ou suco verde.
Lanche: Frutas, com aveia, linhaça, quinoa, amaranto, oleaginosas sem sal.
Jantar: Pão integral sem glúten. Azeite de oliva extra virgem. Peixe ou ovo cozido. Muita salada crua variada com azeite de oliva extra virgem.
A dieta Detox deve ser individualizada e supervisionada por um profissional nutricionista, pois simplesmente retirar alimentos (fazer uma dieta restritiva) pode não ter o efeito desejado e positivo.
 
*post escrito pela nutricionista funcional e coaching de emagrecimento Jociane Catafesta

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.