Home / Lifestyle  / Mito ou verdade: é só relaxar que a menstruação desce?

Mito ou verdade: é só relaxar que a menstruação desce?

Quem nunca ouviu um “relaxa que a menstruação desce” quando achou que a menstruação estava atrasada? Isso é uma meia verdade. O estresse é um fator que afeta os ciclos menstruais e que pode gerar ciclos

Quem nunca ouviu um “relaxa que a menstruação desce” quando achou que a menstruação estava atrasada?


Isso é uma meia verdade. O estresse é um fator que afeta os ciclos menstruais e que pode gerar ciclos menstruais mais longos. Isso significa que, durante um período estressante, é realmente possível sua menstruação demorar um pouco mais para chegar.


Porém, isso não significa que “relaxar” vai fazer a menstruação automaticamente descer. 


Antes de tudo, precisamos considerar algo também importante: existe uma ideia popular de que “as mulheres” estão sempre nervosas, tensas e estressadas. Na história, os homens deram seus olhares sobre a anatomia e o funcionamento do corpo feminino. E não demorou muito para associarem até os órgãos femininos ao “nervosismo”! A própria palavra histeria vem de útero.


Portanto, se tornou comum ouvir que a solução para todos os possíveis “problemas femininos” é relaxar, assumindo que o estado padrão e natural das mulheres é o nervosismo e a tensão. Até queixas de saúde muitas vezes são resumidas a essa tensão: dor na relação sexual? É só relaxar. Infertilidade? É porque você está nervosa. Claro, às vezes o estresse faz parte da questão, mas nem tudo se resume a ele.


Além disso, vamos considerar a questão hormonal: não é a menstruação que atrasa, e sim a ovulação. A ovulação é o momento do ciclo menstrual em que um óvulo é liberado por um dos ovários, e é ela que define o ritmo do ciclo. Isso porque, após a ovulação acontecer, a menstruação acontece pontualmente entre 10 e 16 dias depois.


Nesse caso, a ovulação é quem pode ser a atrapalhada do rolê: em situações de estresse ou outras mudanças na rotina, ela pode adiantar ou atrasar, já que não tem data certa e fixa para acontecer. Mas quando acontece e não gera uma gravidez, inicia a contagem regressiva para a menstruação vir – e essa contagem é fixa e sofre poucas alterações.


A menstruação não é um sangramento aleatório que desce do nada e que existe sem razão. Ela é consequência direta de um ciclo ovulatório anterior!


Sendo assim, a menstruação vem quando tem de vir! E a forma de produzir uma menstruação não é relaxando ou tomando chás, e sim ovulando regularmente. Ovulando regularmente, você menstrua regularmente! Mesmo que viva algum estresse depois da ovulação acontecer…


Uma observação: o estresse e a falta de relaxamento podem até tensionar os músculos do assoalho pélvico, mas essa musculatura fica nos primeiros 3 dedos do canal vaginal, bem longe do nosso útero.


A partir de agora, em vez de mandar sua amiga “se acalmar” pra menstruação dela descer (o que até invalida a própria angústia que ela pode estar sentindo, né?), você pode tranquilizar ela dizendo que não somos robôs e que é normal que nosso ciclo varie!


Ou, se for o caso de risco de gravidez, fazer um teste logo. Melhor tirar a limpo do que ficar sofrendo, né?




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sexualidade.

[email protected]

Educadora menstrual, empreendedora social cofundadora da Escola da Menstruação e bióloga e professora de formação. Também é criadora da Diga Vulva, onde escreve e cria conteúdo sobre saúde, ciclos femininos e sexualidade. Acredita no poder do autoconhecimento e na visão positiva do corpo feminino. | @digavulva

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta