Home / Lifestyle  / Importância do consumo da água no dia a dia

Importância do consumo da água no dia a dia

A água é o maior componente único do corpo humano, correspondendo de 60% a 70% do peso corporal. Por isso, a nutri Larissa Figueiredo Batista nos explicou como descobrir nosso nível de hidratação e

A água é o maior componente único do corpo humano, correspondendo de 60% a 70% do peso corporal. Por isso, a nutri Larissa Figueiredo Batista nos explicou como descobrir nosso nível de hidratação e como mantê-lo, além de algumas dicas:

Em indivíduos saudáveis a ingestão de água é controlada primariamente pela sede, mas não devemos esperar ter sede para consumir água. Devendo sempre manter um equilíbrio hídrico corporal (diferença de perda e de ingestão de água), como manter?

Simples, ingerindo água todos os dias sendo eles os dias mais frios ou de calor intenso. A quantidade recomendada de ingestão de água diária é de 30ml/kg de peso corporal/dia ou seja uma pessoa de 64kg deve ingerir 1980ml de água por dia.

Mas, caso você pratique exercício físico você deve consumir água durante o exercício também, pois ao praticar o exercício físico você está perdendo água pelo suor e pela respiração.

A ingestão de água é controlada pelos rins, podendo produzir mais ou menos urina. Segue abaixo uma tabela demonstrativa de coloração de urina.

Imagem relacionada

A desidratação acarreta no aumento da osmolaridade, da concentração de sódio no plasma e na diminuição do volume plasmático. Ou seja, uma pessoa que não ingere uma quantidade adequada de água pode ter pele e cabelos ressecados, ou oleosos (sim, às vezes a oleosidade da pele é de desidratação também), unhas quebradiças, dor nas articulações, diminuição de massa muscular, possível problema renal, sensação constante de fome (sim, um organismo desidratado pode enviar sinais de fome), além de constipação intestinal.

Por outro lado o excesso deve ser evitado, beber água demais pode provocar desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio causando uma hiponatremia.

Como aumentar o meu consumo de água?

  • Tenha sempre uma garrafinha ao seu lado, na mesa do escritório, na academia etc.
  • Invista em águas saborizadas caso você não seja tão adepto ao consumo de água. Podendo acrescentar menta, hortelã, rodelas de limão, de abacaxi, morango, canela em pau, gengibre e por aí vai use a imaginação.
  • Consuma saladas, verduras e frutas ricas em água como, por exemplo, alface, aipo, pepino, repolho, espinafre, tomate, melancia, maçã, carambola, morango, laranja, melão.

Consuma mais água, seu corpo agradece!

*texto escrito pela Nutricionista Larissa Figueiredo Batista

REFERÊNCIAS:
CUPPARI, L. Nutrição nas doenças crônicas não-transmissíveis. Barueri, SP,Manole,2009.
DA SILVA, Francisca Islandia Cardoso et al. A importância da hidratação hidroeletrolítica no esporte. Revista brasileira de Ciencia e Movimento, v. 19, n. 3, p. 120-128, 2011.
MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause, alimentos, nutrição & dietoterapia. editora roca, 2005.
SILVA, S. M. C. S;MURA,J.A.P. Tratado de Alimentação, nutrição e dietoterapia, 2a ed. São Paulo:Roca,2010.


[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.