Home / Lifestyle  / Alimentos que aquecem

Alimentos que aquecem

É do tipo que acha que não tem como manter uma alimentação saudável no inverno? O texto de hoje vai te provar que isso não é verdade! Confere as dicas de comidas quentinhas e saudáveis

É do tipo que acha que não tem como manter uma alimentação saudável no inverno? O texto de hoje vai te provar que isso não é verdade! Confere as dicas de comidas quentinhas e saudáveis da Nutricionista Monique Moreira!

O tempo esfriou, o inverno está chegando e tudo o que a gente quer nessa época é manter o corpo bem aquecido né?! Por isso é normal optarmos por refeições mais quentinhas, e para isso, temos várias opções de alimentos que podemos incluir e ainda manter um bom hábito alimentar! Afinal, uma alimentação variada, rica em vitaminas, minerais, é super importante também para a nossa imunidade!

Alguns alimentos como por exemplo: canela, pimenta, gengibre, bebidas como chimarrão, chá verde e café são termogênicos e tem esse “poder” de ajudar a deixar o nosso corpo mais aquecido.

Mas além desses alimentos, claro que também podemos incluir preparações mais quentes e ainda assim saudáveis, como mingau de aveia, frutas grelhadas como banana, pêra, maçã, abacaxi… e dá pra acrescentar a canela aqui, hein?! 

As sopas e os cremes sempre são bem vindos. Para enriquecer essa refeição use uma fonte de carboidrato como mandioquinha, aipim, batata, uma fonte de proteína e adicione legumes, como cenoura, couve-flor, repolho, brócolis,… Já um creme de moranga ou cenoura, por exemplo, combina bastante com o gengibre.

Outra ótima opção é o chai latte, uma bebida indiana à base de chá preto, leite e diversas especiarias como cravo, canela, cardamomo, gengibre, pimenta… O chai latte é uma bebida realmente deliciosa, quentinha, que parece que te abraça sabe?! 

Já pra quem tem dificuldade em comer, nessa época, salada crua por ser mais fria, aí vai algumas dicas:

– Tirar esses alimentos da geladeira 20 a 30 minutos antes de consumir para eles atingirem uma temperatura ambiente;

– Servir as folhas (alface, rúcula,…) no prato e colocar o alimento quente por cima, dá pra fazer isso até mesmo com sopa;

– Se mesmo assim não te apetecer muito, dê preferência aos legumes refogados ou assados, tomate confit,… existem várias formas que podemos consumir os legumes e não deixar de fora da alimentação.

Texto escrito pela Nutricionista Monique Moreira.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Poste um comentário

dois × quatro =