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Aveia e seus diferentes tipos de consumo!

São várias as formas de se consumir a aveia, como flocos, farinha e farelo! Mas você sabe quais as vantagens de cada uma delas? Então confere o texto da nutri Tanara Pastore que esclarece essas dúvidas e

São várias as formas de se consumir a aveia, como flocos, farinha e farelo!
Mas você sabe quais as vantagens de cada uma delas?
Então confere o texto da nutri Tanara Pastore que esclarece essas dúvidas e ainda propõe uma receitinha vegana com esse ingrediente!

 
Usada nas mais diversas receitas, a aveia é um rico alimento e possui um verdadeiro arsenal de possibilidades de consumo. A aveia é fonte de cálcio, ferro, proteínas, vitaminas e carboidratos. É rica em fibras solúveis, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, além de prolongarem a sensação de saciedade e controlar a absorção de glicose e colesterol no organismo. Dentre as diferenças de farinha, farelo e flocos, a principal está no processo de produção do cereal. Depois da colheita, é feito o processamento do grão que facilita e direciona o consumo da aveia. Assim se dá origem ao farelo de aveia, à farinha de aveia e a aveia em flocos e para deixar tudo bem claro, vamos explicar um pouco da diferença entre elas.
Farinha de aveia:
É extraída da porção mais interna do grão. É descartado as fibras presentes na casca mas mantém os carboidratos, as proteínas e os minerais. A farinha de aveia é ideal para substituir a farinha de trigo na preparação de bolos, pães e tortas, entre outras receitas.
Aveia em flocos:
São feitos por meio dos grãos de aveia inteiros, que são prensados até adquirirem um formato achatado. Os flocos de aveia podem ser encontrados nas versões fina e grossa. Possuem mais fibras do que a farinha de aveia e podem ser consumidos tanto in natura como adicionados a iogurtes, sucos, vitaminas, sopas e frutas.
Farelo de aveia:
É obtido da casca dos grãos de aveia, exatamente onde é encontrada a fibra beta-glucana, o nutriente mais importante do alimento que fazem com que o corpo absorva os nutrientes mais lentamente e, com isso, a pessoa fica saciada por mais tempo. A grande quantidade de fibra presente no farelo auxilia a digestão, protege o sistema imunológico e garante o bom funcionamento do organismo.
*Vale lembrar que como a aveia é rica em fibras, a ingestão em grande quantidade pode resultar em problemas gastrointestinais, como constipação.
*E fica a dica: sempre que consumir o alimento ingira muita água!
 

 
Um jeito super versátil de usar a aveia é como bebida vegetal, uma ótima opção para quem é adepto de uma dieta vegana (que não ingere produtos de origem animal) ou intolerantes a lactose. Para fazer o leite é bem fácil:
Ingredientes:
– 1 xícara de aveia
– 2 xícaras de água filtrada
– 1 colher de chá de extrato de baunilha ou néctar de coco
Modo de preparo:
Deixe a aveia de molho na água por, no mínimo, uma hora. Coloque a aveia com a água e a baunilha/extrato de coco no liquidificador e bata bem. Com o auxílio de um pano fino ou peneira, coe e, em seguida, armazene na geladeira. Dura até três dias na geladeira.
 
Que tal aprender mais uma receita com a aveia?
Se quiser ver como é fácil de fazer o mingau de aveia clique aqui!

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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