Home / Lifestyle  / Você sente hipersensibilidade dos dentes?

Você sente hipersensibilidade dos dentes?

A saúde de toda a boca é essencial para a saúde geral do ser humano, uma vez que os alimentos ingeridos influenciam na qualidade de vida. A nossa nutrição alimentar inadequada pode provocar o desenvolvimento

A saúde de toda a boca é essencial para a saúde geral do ser humano, uma vez que os alimentos ingeridos influenciam na qualidade de vida. A nossa nutrição alimentar inadequada pode provocar o desenvolvimento de doenças orais que merecem atenção. A Cirurgiã Dentista Vanessa Rossi fala sobre o assunto no texto que escreveu para o site.

Primeiramente, a população necessita ter consciência que a manutenção dos dentes através de alimentos saudáveis e a higienização diária garante a ausência de inúmeras doenças bucais. As pessoas que possuem maus hábitos alimentares, por exemplo como uma dieta a base de açúcares, propiciam o aparecimento de problemas orais, como a desmineralização das estruturas dentárias, que nada mais é que a perda de componentes dos dentes que propiciam o surgimento de sensibilidades exageradas e lesões de cárie. Essa sensibilidade exagerada, conhecida como hipersensibilidade dentária causa aquela dor super desconfortável semelhante àquela que sentimos quando tomamos um sorvete gelado ou um café quente.
Você já parou para pensar que alguns alimentos podem aumentar seus problemas dentários e sua sensibilidade?
Sim! Pessoas que têm um alto consumo de refrigerantes, alto consumo de vitamina C, frutas cítricas, uma alimentação que contenha muito açúcar (sacarose), atletas que tem alto consumo de bebidas desportivas doces e com o ph extremamente baixo estão mais sujeitos ao desenvolvimento de lesões dentárias conhecidas como cáries e hipersensibilidade dentária que aumentam o desconforto e dor nos dentes. 
O que é a hipersensibilidade dos dentes?
Pode ser definida como uma sensibilidade exagerada da estrutura dental quando em contato com estímulos térmicos (como alimentos quentes, gelados) estímulos químicos (como alimentos muito ácidos: refrigerantes, frutas e sucos cítricos) e táteis (como mastigação dolorosa em cima de um dente).
Afinal de contas, posso consumir esses produtos que causam hipersensibilidade?
Pode sim! Entretanto, devem haver medidas preventivas associadas ao consumo destes alimentos, tais como, a diminuição da sua frequência na alimentação, uma boa higiene oral, não fazer força para escovar seus dentes, o uso de escovas macias e usar creme dentais com flúor. Além disso, consulte com o seu dentista para revisões preventivas das condições de saúde bucal e nos casos com o aumento desse desconforto causado pela hipersensibilidade.
 
Texto escrito pela Cirurgiã Dentista Vanessa Rossi CRO 15859.
Mestre e Especialista  em Periodontia e Especialista em Implantodontia.

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.