Home / Lifestyle  / Selênio e seus benefícios para a saúde

Selênio e seus benefícios para a saúde

Quais os benefícios em consumir selênio? E em excesso, o que causa? A nutri Théa Sehnem explicou mais sobre esse mineral tão importante para o nosso corpo! O sêlenio é um  mineral essencial para o bom

Quais os benefícios em consumir selênio? E em excesso, o que causa?
A nutri Théa Sehnem explicou mais sobre esse mineral tão importante para o nosso corpo!
O sêlenio é um  mineral essencial para o bom funcionamento do organismo, devido ao seu caráter antioxidante em virtude da enzima glutationa peroxidade, a qual o selênio ajuda a construir. Fortalece o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de  câncer, Alzheimer, doenças cardiovasculares e disfunções da tireoide auxiliando na manutenção dos hormônios T3 e T4 além de eliminar metais pesados. É encontrado em abundancia na Castanha do Pará, mas também na farinha de trigo, pão, ovos, semente de girassol, dentre outros.

A ingestão de alimentos ricos neste mineral deve ser feita com cautela pois o excesso pode ser tóxico e gerar sintomas como dores de cabeça, enfraquecimento das unhas e queda de cabelos.
A recomendação diária é de 55 microgramas até a dosagem máxima de 400 microgramas por dia, ou seja, consumindo 2 castanhas ao dia você já garante a recomendação diária. Para crianças o máximo consumido deve ser de 1 unidade diária.

Sua suplementação só deve ser feita com orientação de médico e/ou nutricionista pois o excesso de selênio no organismo pode trazer malefícios para a saúde.
*texto escrito pela nutricionista Théa Sehnem

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.