Home / Como Reciclar  / Pequenas ações sustentáveis para mudar o mundo

Pequenas ações sustentáveis para mudar o mundo

Perda de biodiversidade, uma crise climática em aceleração, pandemia

Perda de biodiversidade, uma crise climática em aceleração, pandemia… Essas são as realidades com as quais convivemos em 2020… mas o que fazer para contribuir para a mudança desse cenário hoje em 2021? Através de pequenas ações sustentáveis diárias para mudar o mundo!


E quem vai nos dizer quais são essas ações sustentáveis é a Thays do Nascimento (@thaysdn), especialista em Marketing Verde e uma ativista ambiental e animal ferrenha nas redes sociais. Confere quais são elas!


> Utilize o princípio dos 3 R’s, Reduzir, Reciclar e Reutilizar – uma proposta sobre hábitos de consumo, popularizada pela organização ambientalista Greenpeace, que visa desenvolver ações mais sustentáveis: reduza a produção de resíduos gerados na sua casa. No lugar de um produto industrializado troque por uma fruta por exemplo. Reaproveite: suas roupas, seus utensílios, alimentos que seriam descartados para produzir novas receitas. Reformule suas roupas, por exemplo: transforme seu vestido antigo em uma saia, uma calça jeans em uma bermuda, uma camiseta em regata, etc… Recicle: recicle itens que perderam totalmente a vida útil, ajude a coleta seletiva ou cooperativa na sua cidade.


> Faça a destinação correta dos seus resíduos. Separe seus resíduos em secos, orgânicos perigosos e aqueles que não recicláveis como papel higiênico, resíduos de varrição.


> Utilize iluminação natural. Prefira fazer tarefas que precise de luminosidade durante o dia e acenda as luzes apenas quando for necessário.


> Ao ir em parques e praças recolha os resíduos que você produziu.


> Economize e reutilize papel. Evite imprimir e-mails, organize suas anotações em aplicativos como Bloco de Notas, Sticky Notes ou organizadores de tarefas online e utilize o verso das folhas já impressas como papel de rascunho.


> Tenha o seu copo e o leve para todos os lugares!


> Diga não às sacolas plásticas. Leve sempre uma bolsa reutilizável ao ir às compras. Você pode até utilizar as sacolas como recipiente para o lixo (mas compre-as separadas 4 ou 6 por mês e use apenas para os rejeitos (resíduos não recicláveis).


> Opte por alimentos orgânicos, eles são bons para todos! Para a sua saúde, afinal são mais naturais e sem veneno. Para a natureza, pois a produção orgânica proíbe o uso de agrotóxicos sintéticos, adubos químicos e sementes transgênicas no cultivo do alimento. Isso protege o solo e a água.


> Evite pedir comida e prepare suas próprias refeições. Os restaurantes geralmente usam muitas embalagens para uma refeição, você vai gerar menos lixo se entrar para o time das marmitas.


> Congele os restos de comida antes que eles estraguem.


> Vá à feira! Quando você compra no mercado, geralmente, não tem ideia da cadeia de produção por trás daquele ingrediente. Isso, sem contar toda a logística que fará com que aquele alimento chegue ao seu prato. Já os pequenos produtores costumam gastar menos água, aplicar menos aditivos na terra e nos vegetais, como pesticidas e conservantes.


> Mude a descarga do seu banheiro, existem modelos que possuem dois tipos de descarga. Diferentes botões chegam a economizar mais de 3 litros de água por acionamento.


> Apague as luzes ao sair de cada ambiente.


> Feche a torneira enquanto escova os dentes.


> Mantenha o chuveiro fechado enquanto passa xampu, sabonete e condicionador.


> Deixe para lavar roupas quando tiver o suficiente para encher a máquina, evitando várias lavagens; Seja a máquina de lavar louças ou roupas, ligar os eletrodomésticos com poucos objetos é um desperdício.


> Reutilize a água da máquina de lavar para limpar pisos.


> Reaproveite embalagens. Os potes de vidro são excelentes para guardar temperos, cereais, produtos de limpeza e até objetos pequenos.


> Planeje suas compras, planejar o que você precisa comprar evita desperdício e aquisição de bens e serviços que você não precisa. Ir ao mercado, à feira, ao shopping, à livraria etc com absoluta consciência do que você precisa e/ou do quanto você pode gastar é importante para a saúde do planeta e do seu bolso também.


> Substitua um item de limpeza para casa. Por exemplo, substituir o detergente da louça por sabão de coco e a esponja sintética pela bucha vegetal. Menos produtos químicos gerados que seriam enviados ao solo e água.


> Respeite os animais, prefira adotar a comprar seu animal de estimação.


> Participe da “Campanha Segunda Sem Carne” tire alimentos de origem animal durante um dia e economize: 3.400 litros de água (equivalente a 26 banhos de 15min), 24m2 de terras, 07 quilos de grãos (usados como ração aos animais), e 14kg a menos de CO2 emitidos na atmosfera.


Já imaginou se cada um de nós nos dedicarmos a essas pequenas ações a partir de hoje mesmo?! 


Um passo de cada vez e caminharemos para um mundo muito mais sustentável e melhor!




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta