Home / Beauty  / Cicatrizes: todo mundo tem e tá tudo bem

Cicatrizes: todo mundo tem e tá tudo bem

Pode ser a mais bobinha, que quando lembramos damos risadas. Outras são mais profundas e dolorosas, representando momentos que às vezes queremos esquecer dentro do baú de memórias. Mas uma coisa é fato, as cicatrizes

Pode ser a mais bobinha, que quando lembramos damos risadas. Outras são mais profundas e dolorosas, representando momentos que às vezes queremos esquecer dentro do baú de memórias. Mas uma coisa é fato, as cicatrizes estão sempre ali, convivendo conosco e, acima de tudo, simbolizando tudo o que passamos.

Mas o que é uma cicatriz? 

As cicatrizes nada mais são que um processo de reparação da pele após terem sofrido algum trauma, como corte ou queimadura. Ela possui diferentes formatos, tamanhos e espessuras em cada pessoa. O processo de cicatrização e o tipo de cicatriz depende da região em que houve o machucado, além de depender da genética das pessoas.

Os mais comum são:

1. Queloide: marcas que produzem grande quantidade de colágeno na região, formando uma lesão alta e escura no local

2. Hipertróficas: cicatrizes levantadas e vermelhas

3. Normotróficas: a marca se assemelha a pele natural

4. Atrófica: cicatrizes de acne afundada

5. Hipercrômicas: manchas escuras na região

6. Hipocrômicas: cicatrizes esbranquiçadas

Cada uma dessas diferentes marcas que temos no corpo não podem ser consideradas um problema ou vergonha. Sabemos que é fácil falar “se aceite como és”, mas queremos mostrar, através desse texto, que todo mundo tem alguma cicatriz, seja de espinha ou uma estria, e tá tudo bem!

Durante a pandemia, o movimento “Pele Livre” se popularizou por defender que a pele é imperfeita e que a aparência não pode definir o que cada um é. A sociedade nos cobra a perfeição, incentiva o uso de filtros nas fotos e vídeos, mas para quê? Viver em um mundo de ilusão?

Por isso, seja livre do jeito que você deseja ser. Não estamos afirmando que é preciso aceitar todas as cicatrizes, mas estamos dizendo que você tem o direito de escolha. Quer realizar tratamentos para retirá-las? Perfeito! Quer manter elas? Perfeito também!

A escolha deve ser apenas sua e de mais ninguém!

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre beleza.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta