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Ômega-3

Fundamental para o nosso corpo, o Ômega-3 possui muitos benefícios para o nosso corpo. A nutri Aline de Andrade escreveu um post super completo, explicando alguns desses benefícios, como funciona sua suplementação e onde encontrá-lo: O

Fundamental para o nosso corpo, o Ômega-3 possui muitos benefícios para o nosso corpo. A nutri Aline de Andrade escreveu um post super completo, explicando alguns desses benefícios, como funciona sua suplementação e onde encontrá-lo:

O ômega-3 é um ácido graxo essencial, chamado de essencial por um motivo: é fundamental para o nosso corpo. Ele possui muitos efeitos benéficos para o nosso organismo, que são estudados em várias condições, como em doença coronariana, hipertensão, hiperlipidemia, diabetes, doenças renais e doenças inflamatórias.

O American Journal of Clinical Nutrition, em 2008,  publicou três estudos que investigaram o papel dos ácidos graxos ômega-3, do EPA e do DHA ( que são componentes do ômega-3) em populações idosas. Baixas concentrações de EPA e DHA resultaram em um risco aumentado de morte e declínio cognitivo acelerado.

Saiba alguns benefícios do consumo de ômega-3:
Saúde do seu coração: O ômega-3 auxilia no bom funcionamento do coração. Um estudo investigou 11.224  sobreviventes de ataque cardíaco e descobriu que os pacientes que suplementaram com óleos de peixe reduziram o risco de outro ataque cardíaco, acidente vascular cerebral
ou morte.
Regulação dos níveis de triglicerídeos do colesterol: O ômega-3, por ser um potente anti-inflamatório, pode auxiliar na redução dos níveis de
triglicerídeos e colesterol, protegendo assim o corpo de doenças inflamatórias.
Pode reduzir os sintomas da síndrome metabólica: A síndrome metabólica inclui obesidade, pressão arterial elevada, resistência à insulina,
triglicerídeos altos e baixos níveis de HDL. Os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir a resistência à insulina e a inflamação, além de melhorar os fatores de risco de doença cardíaca em pessoas com síndrome metabólica. Sendo assim o consumo adequado de ômega-3 pode prevenir a resistência à insulina e o desenvolvimento de síndrome metabólica.

Ômega-3 pode combater a inflamação: Sendo precursores de eicosanóides e outros mediadores anti-inflamatórios, os ácidos graxos ômega-3 poderiam proporcionar efeitos anti-inflamatórios, com possíveis benefícios para inúmeras condições patológicas, incluindo as cardiovasculares. O ômega-3 pode reduzir a inflamação crônica, essa que pode contribuir com doenças cardíacas, câncer e várias outras doenças. Os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir a produção de moléculas e substâncias ligadas à inflamação. Estudos têm consistentemente mostrado uma ligação entre uma maior ingestão de ômega-3 e inflamação reduzida.

Pode melhorar o seu sono:
Estudos mostram que a privação do sono pode estar associada a muitas doenças, incluindo diabetes, depressão e obesidade. Os baixos níveis de ácidos graxos ômega-3 podem estar associados a problemas do sono em adultos e crianças. Estudos em crianças e adultos mostraram que suplementar com ômega-3 auxilia na qualidade do sono.  Os ácidos graxos ômega-3, especialmente DHA, podem melhorar a qualidade do sono em crianças e adultos. Consumir alimentos integrais todos os dias e consumir peixes duas vezes por semana é a melhor maneira de garantir o aporte adequado de ômega-3.

Alguns alimentos fontes de ômega-3:
Atum, salmão, arenque, sardinha, sementes de chia e sementes de linhaça.

Como saber se preciso suplementar o ômega-3?
Consumir alimentos integrais todos os dias e consumir peixes duas vezes por semana é a melhor maneira de garantir o aporte adequado de ômega-3. No entanto, se você não comer peixe e sementes ricas em ômega-3 (como chia e linhaça), então você pode considerar tomar um suplemento de ômega-3. É importante consultar um nutricionista para te prescrever a suplementação e a dose adequada para você.

Qual é quantidade aproximadamente sugerida para a ingestão?
Cada pessoa precisa de uma quantidade de ômega-3 que deve ser ingerida por dia. O ideal é consultar um nutricionista. Para indivíduos saudáveis adultos, recomendação de uma maneira geral seria 1000 mg ao dia de ômega-3, sendo que nos derivados EPA e DHA devem estar na relação 2:1.

*texto escrito pela nutricionista Aline de Andrade

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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