Home / Beauty  / O que fazer com as manchas que ficaram na pele após o verão?

O que fazer com as manchas que ficaram na pele após o verão?

Depois de curtir um verão delicioso, mesmo quem usa bastante filtro solar pode se surpreender com as manchinhas desagradáveis que insistem em surgir ou se agravar após os meses de calor. As manchas não são

Depois de curtir um verão delicioso, mesmo quem usa bastante filtro solar pode se surpreender com as manchinhas desagradáveis que insistem em surgir ou se agravar após os meses de calor. As manchas não são todas iguais e dependendo do tipo podem ter tratamentos diferentes e serem mais fáceis de amenizar ou resistentes ao tratamento.

A mais temida de todas é o melasma, que é uma mancha maior que atinge áreas bem específicas como regiões malares, acima dos lábios e nariz. É causado pela combinação de 3 fatores: influência hormonal (que pode ser fisiológica, como a gestação), genética e radiação solar. Os principais tratamentos são cremes clareadores, peelings químicos, microagulhamento e alguns lasers (muita atenção na hora de escolher o profissional porque a mancha é sensível à luz e o laser é um tipo de luz, então precisa ser o equipamento correto e manuseado por mãos experientes para reduzir o risco de rebote, queimaduras e manchas ainda piores). 

As sardas ou efélides também se acentuam no verão e, naturalmente, clareiam no inverno. Com a exposição solar continuada ao longo dos anos, elas podem ficar confluentes e maiores e clarearem menos quando diminui a exposição solar. Nesses casos, a luz intensa pulsada é uma excelente ferramenta de tratamento e pode ser associada a um peeling químico que promove descamação e renovação da pele como um todo, complementando o tratamento.

A hiperpigmentação pós inflamatória também costuma aparecer nessa época e nada mais é do que uma pigmentação exagerada de lesões prévias como causadas por acne, picadas de insetos, alergias e machucados em geral. O tratamento depende muito do tom de pele do paciente, podendo ser utilizados todos os tratamentos citados acima e também uma combinação deles. 

Os tratamentos para mancha raramente são realizados apenas com uma sessão, podendo ser necessárias de 2 a múltiplas sessões dependendo da profundidade e intensidade da mancha e do tipo de pele do paciente.

Não podemos esquecer que, mesmo fazendo um enorme esforço para clareamento com cremes e procedimentos, a proteção solar deve ser “blindada”! Na face, o uso da dupla proteção com uma camada de filtro branco e outra de filtro color é fundamental. Reaplicação com pó ou os novos filtros solares faciais em bruma também são necessárias porque o filtro perde seu efeito a partir de algumas horas e também durante o dia parte do produto é transferido para as mãos e o celular.

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre beleza.

contato@orni.com.br

Visão geral da revisão
79 COMMENTS

Poste um comentário