Home / Como Reciclar  / Lavar ou não lavar os resíduos recicláveis?

Lavar ou não lavar os resíduos recicláveis?

Você já se perguntou se deve ou não lavar os resíduos recicláveis antes de descartá-los no lixo? O pior é que quando pesquisamos para saber a resposta, há muitos sites que dizem que sim e

Você já se perguntou se deve ou não lavar os resíduos recicláveis antes de descartá-los no lixo? O pior é que quando pesquisamos para saber a resposta, há muitos sites que dizem que sim e outros que não. Em quem acreditar, então?

Na gente, é claro! Depois de muita pesquisa, vamos te explicar aqui o porquê a resposta certa é DEPENDE.

A reciclagem é um processo longo e que envolve muitas etapas e pessoas. Depois que você descarta seu lixo e a coleta seletiva o recolhe, todos são encaminhados às cooperativas e lá ocorre o processo de lavagem, sejam eles plásticos, vidros ou metais. Logo depois, todo o material será enviado para a reciclagem.

Por esse motivo, não é preciso desperdiçar litros de água lavando produtos que serão lavados posteriormente!

No entanto, devemos ter em mente algo fundamental antes de decidir não lavar os materiais recicláveis: toda triagem é feita manualmente. Ou seja, são pessoas que irão receber e manusear as sacolas de lixo antes de mandá-los para a lavagem.

Descartar o lixo muito sujo, ainda com restos orgânicos, pode causar mal estar entre essas pessoas. A quantidade de produtos que jogamos fora diariamente não é reciclada de um dia para o outro, podendo ficar parado na cooperativa por até 30 dias em média.

Imagine o forte odor e mau cheiro desse acúmulo de rejeitos? Sem falar no perigo de doenças!

Então, para evitar que isso aconteça, a orientação é sempre retirar o excesso de resíduo dos materiais recicláveis e descartar no lixo orgânico. Potes e caixas de bebidas devem sempre ser descartados com a tampa fechada!

Se você achar que larvar é a melhor opção, nossa dica é deixar esses produtos de molho na pia enquanto você lava a louça. Outra alternativa é optar por usar pano ao invés de guardanapo, assim você gera menos lixo.

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta