Home / Sustentabilidade  / Dia Mundial do Veganismo

Dia Mundial do Veganismo

Dia 1º de novembro é celebrado o Dia Mundial do Veganismo. A data foi criada em 1994 por Louise Wallis, que na época era presidente da Vegan Society da Inglaterra, a instituição vegana mais antiga

Dia 1º de novembro é celebrado o Dia Mundial do Veganismo. A data foi criada em 1994 por Louise Wallis, que na época era presidente da Vegan Society da Inglaterra, a instituição vegana mais antiga do mundo e que oficializou o termo “vegano”! 

Desde então, este dia enaltece a comunidade vegana e serve como um ato de protesto contra o consumo de produtos de origem animal. Mas, afinal, o que é veganismo? 

Ser vegano envolve parar de comer todo tipo de ingrediente de origem animal e seus derivados, como todos os tipos de carnes, todos os laticínios, ovos, mel etc. Mas engana-se quem acha que o veganismo para por aí. Muito pelo contrário! Na realidade, é um estilo de vida, que envolve hábitos, crenças, consumo consciente, ideologia e ativismo em defesa dos animais. 

Os veganos não apoiam e investem seu dinheiro em nada que envolva qualquer tipo de sofrimento e exploração, seja de animais ou seres humanos. Isso envolve circos com animais, roupas com origem animal, tipo couro, competições com animais, cosméticos e produtos com testes em animais, lojas e marcas que sabe-se que utilizam mão de obra escrava, entre outros. 

Segundo a National Geographic, uma pessoa vegana consome 60% menos água do que uma pessoa que consome carne e derivados de exploração animal. Por ano, são quase um milhão e meio de litros de água economizados!! 

“Ah, mas e as proteínas e vitaminas da carne e leite, por exemplo?”

Bom, isso definitivamente não precisa ser motivo de preocupação. As leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico, são ótimas fontes de proteínas. Já as oleaginosas, como as castanhas, nozes e amendoim, são ricas em vitaminas. Para repor a vitamina B12, ausente na dieta, a pessoa pode fazer suplementação ou consumir leites vegetais, enriquecidos com esse nutriente. 

Feliz Dia Mundial do Veganismo! 

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar! Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade. 

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta