Home / Sustentabilidade  / O que é Ecofeminismo?

O que é Ecofeminismo?

▪️ Uma combinação de fatores sócio-econômicos, culturais e biológicos, onde as mulheres muitas vezes são mais afetadas pela devastação do meio ambiente do que os homens. ⚠️Por exemplo, segundo a ONU, as mulheres representam 80% do

▪️ Uma combinação de fatores sócio-econômicos, culturais e biológicos, onde as mulheres muitas vezes são mais afetadas pela devastação do meio ambiente do que os homens.


⚠️Por exemplo, segundo a ONU, as mulheres representam 80% do total de pessoas que são obrigadas a deixar seus lares e refugiar-se em outros lugares como consequência das mudanças climáticas.


⚠️Isso acontece porque as mulheres têm maior probabilidade de viver em condições de pobreza e menor poder sócio-econômico, o que por fim faz com que tenham mais dificuldades em se recuperar de situações extremas como desastres naturais.


🌱Essa conexão é a base do ecofeminismo, um movimento que busca o equilíbrio entre o ser humano e a natureza, fomentando a colaboração ao invés da dominação e respeitando todas as formas de vida.


▪️As mulheres são as que menos responsabilidade têm na devastação do meio ambiente.


▪️Justamente por ganharem menos, as mulheres em geral têm um papel menor na contaminação e destruição dos ecossistemas.


▪️Como o patriarcado capitalista que rege o sistema político, social e econômico a nível global é o grande responsável pela destruição do planeta, assim como pela falta de direitos e oportunidades por parte das mulheres.


▪️Segundo autoras promocionais do ecofeminismo social, esse sistema tem a tendência de polarizar a realidade, gerando um ambiente de competição contínua. Homem vs mulher, progresso vs natureza, ser humano vs animal, e por aí vai. Esse clima de disputa contribui para a subordinação da natureza e da mulher perante o homem com base na crença do “poder do mais forte”, ou seja, para que um grupo possa se desenvolver é preciso dominar e subordinar outros.


🚀Ecofeministas em todo o mundo propõem uma nova perspectiva que reconheça que a vida na sociedade e sua relação com a natureza deveria se fundamentar na cooperação.


Conhecia esse conceito? O que você acha sobre isso?


📚Fontes:

Maria Mies e Vandana Shiva

Stanford Encyclopedia of Philosophy: Feminist Environmental Philosophy






@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Mestre e Bacharel em Administração de Empresas com linha de formação em Marketing. Trabalha com Criação de Conteúdo, Marketing Verde (B2B e B2C) e Social Media. Idealizadora da Descarta Fácil, uma startup de impacto social com foco na educação de resíduos sólidos. Embaixadora e Consultora do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZ), Voluntária do ILZ e da Sociedade Vegetariana Brasileira. Ativista ambiental e animal. | @thaysdn

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta