Home / Como Reciclar  / Lata, pet ou vidro? Dicas para um consumo consciente

Lata, pet ou vidro? Dicas para um consumo consciente

O consumo consciente é uma das prioridades do SOW. Estamos sempre trazendo conteúdos sobre o tema para que, aos poucos, possamos criar uma comunidade mais atenta aos problemas que nosso ecossistema vem enfrentando.  Hoje, nós vamos

O consumo consciente é uma das prioridades do SOW. Estamos sempre trazendo conteúdos sobre o tema para que, aos poucos, possamos criar uma comunidade mais atenta aos problemas que nosso ecossistema vem enfrentando. 

Hoje, nós vamos falar sobre como praticar esse consumo mais consciente no dia a dia. 

Quando esquecemos nosso copo reutilizável, mas queremos beber na rua, qual será a melhor opção para comprar: lata, pet ou vidro?

A resposta é a lata! Segundo um estudo da Resource Recycling Systems, a lata de alumínio é a embalagem mais sustentável e com o maior índice de reciclagem do mundo, com 69%, contra 46% do vidro e 43% da pet. No Brasil, essa taxa é ainda maior, chegando a quase 98%, tornando o país líder do ranking mundial. 

“Ah, mas o alumínio tem metal pesado, que é prejudicial à saude”. Mentira! A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) garante que o alumínio presente nas latinhas não traz risco algum para nós, além de que nosso organismo possui barreiras que impedem qualquer absorção desse metal. 

E por que o vidro não é indicado? 

Apesar de parecer inocente, o vidro possui uma reciclagem complexa, além de ser pesado, gerar custos mais altos para o transporte e oferecer risco aos catadores. 

A garrafa pet é tão ruim assim, também?

Com certeza! O plástico é um dos materiais mais poluentes que temos. Quando descartado de maneira incorreta, ele pode parar nos nossos oceanos, causando estragos na vida marinha. 

Resumindo, prefira as latinhas de alumínio. Elas não fazem mal para a saúde e são ótimos materiais para a reciclagem!

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

contato@orni.com.br

Visão geral da revisão
14 COMMENTS

Poste um comentário