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Lancheira saudável

Você sabe como preparar um lanche adequado para as crianças? A nutri Anny Veloso escreveu um texto super completo, ensinando bem direitinho a garantir que os pequenos terão várias opções saudáveis! Essa é uma dúvida muito frequente entre

Você sabe como preparar um lanche adequado para as crianças? A nutri Anny Veloso escreveu um texto super completo, ensinando bem direitinho a garantir que os pequenos terão várias opções saudáveis!
Essa é uma dúvida muito frequente entre os pais, que por não saberem o que colocar acabam errando feio na hora do lanchinho, seja por excesso ou pela falta de nutrientes adequados e necessários. Primeiramente, precisamos levar em conta que a hora do lanche é muito importante, pois é uma refeição que o seu filho faz 10 vezes por semana. E 10 refeições ruins em valores nutricionais tem um enorme impacto na saúde do organismo e futuros hábitos alimentares desta criança.

Mas calma! Não estamos falando de nenhum bicho de sete cabeças. Lanches saudáveis podem não parecer, mas são muito simples de serem preparados.
O que precisamos pensar são em lanches saudáveis e atrativos, evitando a “mesmice” e opções muito calóricas, fazendo combinações harmônicas, práticas e nutritivas.
Então vamos lá!
É muito importante colocar dentro da lancheira um produto de cada grupo alimentar;
Uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo, ovo cozido, pastinha com frango desfiado);

Nutri, se meu filho não pode consumir laticínios! Posso substituir por quais opções? Queijinhos vegetais que encontramos facilmente nos mercados, vitaminas ou leite vegetal  são ótimas opções, além de pãozinho de queijo e várias outras preparações que podemos fazer sem a lactose ou proteína do leite.
Uma fruta ou legume in natura (fontes de vitaminas, fibras e minerais);
Exemplos: mini maçã ou pêra, banana, mini cenourinha ou cenoura em rodelas, tomatinho,milho cozido‼

Um carboidrato para fornecer energia (pães e cereais) de preferência os integrais;
“meu filho não come nada integral e com sementes!” Então, opte por bolinhos com farinhas integrais ( farinha de amêndoas, arroz, coco…) são ótimas opções e podemos adicionar cacau e as frutas que eles mais gostam. Biscoitos como os de arroz, polvilho ou cookies são sempre sucesso.
Uma sugestão que os pequenos vão amar é esse bolinho de alfarroba (da @carob_house), com gotinhas de alfarroba que derretem igual chocolate! É só clicar na imagem para conferir a receita completa!

Bolinho de Alfarroba

Além de uma bebida para hidratar (água, água de coco ou suco natural).
Onde armazenar?
É muito importante dar preferência às lancheiras térmicas que conservem os lanches, utensílios que sejam livres de BPA e de fácil manuseio para as crianças.
Prontinho !!!
Agora é só botar a mão na massa e deixar a criatividade tomar conta ou levar a criançada para a cozinha e preparar o lanchinho juntinho.
Alimentação adequada é questão de hábitos, e quem constrói os hábitos do seu filho é você!
*texto escrito pela nutricionista Anny Veloso

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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