Home / Beauty  / Hidratação: essencial para manter uma pele saudável

Hidratação: essencial para manter uma pele saudável

A hidratação é um dos passos essenciais para manter uma pele saudável e bonita, por isso ela precisa estar na sua rotina diária de cuidados. Antes de falarmos sobre a importância da hidratação, precisamos entender como funciona a

A hidratação é um dos passos essenciais para manter uma pele saudável e bonita, por isso ela precisa estar na sua rotina diária de cuidados. Antes de falarmos sobre a importância da hidratação, precisamos entender como funciona a nossa pele.  A Tecnóloga Pós Graduada em Estética e Cosmetologia Tammy Kumzler fala sobre o assunto no post que escreveu para o site.

Pele: barreira protetora 
A pele é o maior órgão do nosso organismo, ela reveste todo o nosso corpo criando uma barreira protetora que dificulta a perda de água e age contra a ação de microorganismos, produtos químicos e fatores ambientais como o vento, o frio, o sol e a poluição. Essa barreira, também chamada de capa ou manto de proteção, é formada por lipídios presentes naturalmente nas camadas da pele (epiderme e derme) que são essenciais para a proteção epidérmica e manutenção da hidratação. 
Por que a pele desidrata? 
Porque diariamente estamos expostos às ações de agentes externos que agridem diretamente as células responsáveis pela barreira cutânea da nossa pele, logo elas precisam serem repostas constantemente. Entre os principais agentes estão: fungos, bactérias, uso de produtos químicos, exposição solar sem proteção, clima muito frio e seco, vento e uso de água quente para lavar o rosto e o corpo. 
A desidratação deixa a pele mais sensível, vulnerável e suscetível à proliferação de microorganismos que podem causar doenças ou infecções. Por isso, a reposição de lipídios é indispensável para manter a pele livre de agentes nocivos. 
A importância de uma pele hidratada 
Os benefícios de manter uma pele sempre hidratada são inúmeros. Você previne o envelhecimento precoce da pele, preserva o colágeno e a elasticidade, devolve o brilho natural da pele, além de estar protegida contra todos os agentes nocivos que já comentamos. 
Como manter uma pele hidratada? 
Para manter a pele saudável e os níveis de hidratação ideal no organismo você deve: 
– realizar uma limpeza de pele 
– usar fotoprotetor diariamente 
– lavar o rosto 2x ao dia 
– usar hidratantes faciais e corporais diariamente conforme a necessidade da sua pele 
– beber bastante água 
– evitar banhos muito quentes 
– usar sabonetes próprios para o seu tipo de pele 
– ter uma alimentação saudável e equilibrada 
Dicas de produtos para manter a pele saudável 
Aposte em cremes, óleos e séruns que tenham princípios ativos hidratantes, como: ceramida, ureia, ácido hialurônico, aloe vera, pantenol e ômegas 3, 6 e 9. 


À noite, adicione em sua sua rotina de cuidados com a pele a Vitamina C. Ela é multifuncional: melhora a firmeza e a elasticidade da pele, estimula o colágeno, tem ação clareadora, reduz os danos provocados pelo sol, tem efeito oxidante e é uma ótima escolha rejuvenescedora. Não é atoa que é uma paixão mundial! 

Outra dica muito bacana é a água termal. Ela deixa a pele mais hidratada, protegida e contribui para a reposição de sais minerais que perdemos ao longo do dia. É perfeita para acalmar a pele sensível e sensibilizada. E claro, ainda deixa uma sensação de frescor.

Texto escrito pela Tecnóloga Pós Graduada em Estética e Cosmetologia Tammy Kumzler.

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.