Home / Beauty  / Como melhorar sua digestão com o Ayurveda

Como melhorar sua digestão com o Ayurveda

Segundo o Ayurveda, a qualidade da nossa digestão definirá a qualidade da nossa saúde. Ou seja, um agni (fogo digestivo), que é responsável por todo o processo de digestão, transformação, assimilação e metabolismo do corpo,

Segundo o Ayurveda, a qualidade da nossa digestão definirá a qualidade da nossa saúde. Ou seja, um agni (fogo digestivo), que é responsável por todo o processo de digestão, transformação, assimilação e metabolismo do corpo, precisa estar equilibrado, garantindo saúde e vida longa.

Então, precisamos cuidar da nossa digestão com muito carinho e atenção e, existem algumas práticas diárias que podem nos auxiliar nesse processo. Se você frequentemente apresenta sintomas como distensão abdominal, gases, azia, refluxo, gastrite, dores abdominais, constipação ou diarréia, é sinal que sua digestão não está equilibrada, podendo gerar outros desequilíbrios e doenças.

Deixo aqui algumas dicas para você melhorar sua digestão com o Ayurveda:

  • Evitar ingerir líquidos ou comidas geladas: nossa digestão é um processo quente, quando ingerimos algo gelado, o calor do fogo digestivo é extinto, o que “esfria” o nosso organismo, e causa a má digestão. Prefira tudo mais quentinho.
  • Evite alimentos muito secos e crus, prefira comidas mais cozidas e untuosas.
  • Coma apenas quando sentir fome REAL. A fome é o único sinal que o corpo dá que está preparado para digerir.
  • Coma com atenção plena no seu corpo e na comida. Sem distrações.
  • Evite comer se estiver com emoções muito afloradas (boas ou ruins). As emoções precisam ser digeridas também e, desta forma, o agni não dá conta.
  • Tomar um pouco de chá de erva doce morno ou 1 xícara de água quente antes da refeição, se você tem tendência a azia ou gastrite e chá de gengibre com gotas de limão e um pitada de sal marinho se você tem outros desequilíbrios.
  • Chá digestivo (pode ser ingerido após as principais refeições, ou após refeições mais pesadas): 1 colher de sopa de semente de coentro, cominho e erva doce. Deixar ferver durante 5 min, em +/- 500ml de água. Coar e ingerir.
  • Adicione especiarias nas receitas, assim como os chás, elas são consideradas medicamentos pelo Ayurveda, pois auxiliam muito no processo de digestão e em muitas outras funções no organismo, gerando proteção. Alguns exemplos são: cúrcuma, gengibre, cominho, coentro, louro, cravo e pimenta.

E, por fim, mas não menos importante, saiba, verdadeiramente, o que faz bem pra você, e respeite isso. 

Nem sempre o alimento que é considerado saudável para a maioria das pessoas vai te fazer bem, pois pode gerar má digestão. Se observe!

Sobre a autora:

NATHALIA OZIO é Nutricionista (CRN2 14120), Especialista em Nutrição clínica e doenças crônicas, Terapeuta nutricional integrativa, Terapeuta Ayurveda, Professora do curso de formação em terapeuta Ayurveda e Professora de curso de pós-graduação em Nutrição. Perfil no Instagram: @anutri.ayurveda

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confira os outros posts, você vai amar!

Clique aqui para conferir outros posts sobre beleza.

contato@orni.com.br

Visão geral da revisão
18 COMMENTS

Poste um comentário