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Chás

Um hábito muito saudável e super recomendado! Confere o texto e as receitas que a nutri Raíza Lenz escreveu sobre o assunto! E que tal aproveitar o frio para começar esse hábito tão gostoso? O consumo de

Um hábito muito saudável e super recomendado!
Confere o texto e as receitas que a nutri Raíza Lenz escreveu sobre o assunto!

E que tal aproveitar o frio para começar esse hábito tão gostoso? O consumo de chás é um hábito que pode fazer uma grande diferença, mas sempre ressalto: o chá na sua forma natural, em flores, folhas e raízes.
Mas como fazer? Existem dois tipos: Infusão para as ervas e decocção para raízes e cascas.
Infusão: Só deixar a água ferver e colocar as ervas por aproximadamente 10 minutos
->Para cada 250ml 1 col. de sopa da erva da sua escolha!
Decocção: Ferver a raiz/casca junto com a água, mesma proporção -> 1 col. de sopa para 250ml de água.
E existe chá para TUDO mesmo! Abaixo cito algumas situações em que um cházinho cai muuuito bem!
 
Café da manhã: Ótima combinação para aqueles que não tomam café: Gengibre (assim já começamos o dia com um super alimento anti-inflamatório) + chá verde (contém cafeína). Deixar ferver 1 col. sopa de gengibre ralado e depois deixar em infusão 1 col. sopa de folha de chá verde.

Antes do almoço: Chá de gengibre, 1 col. sopa da raiz ralada para 250ml de água. Gengibre possui um conjunto de fitoquímicos antioxidantes e anti-inflamatório. Recomendo 30 minutos antes das refeições principais pois auxilia no controle da fome e saciedade.

Depois do almoço: Chá de hortelã com casca de abacaxi- ajuda muito na digestão pós-almoço/jantar. Só ferver uma porção de casca do abacaxi e depois deixar em infusão 3 folhas de hortelã.
Antes do treino: Casca de jabuticaba. Para quem pratica atividade física é uma ótima estratégia para diminuir os radicais livres que são produzidos durante o treino e para aumentar a queima de gordura. Sem falar que é ótimo para a recuperação muscular. Só ferver casca de 10 jabuticabas em 250ml de água por aproximadamente 5 minutos e depois deixar abafado mais 5min.

Antes de dormir: Mulungu, camomila, erva-doce, erva- cidreira, cravo. Ideal é misturar no mínimo duas dessas ervas e tomar todos os dias 1h antes do horário desejado para dormir. Essas ervas contêm fotoquímicos que ajudam a diminuir o cortisol e aumentar a melatonina (hormônio produzido durante sono!).

Depois de festas/exageros na bebida e/ou comidas: Ideal chás mais diuréticos e que ajudam na distensão abdominal, porque normalmente quando exageramos são esses os maiores sintomas: desconfortos abdominais, dores, e muita retenção hídrica.
Para efeito diurético: Hibisco, cavalinha, carqueja… Gosto de acrescentar junto canela e/ou gengibre;

Para distensão abdominal: Ferver 2 paus de canela e 1 col. sopa de gengibre ralado em 250ml de água e depois deixar em infusão por 10 minutos 2 folhas de hortelã- tomar 2x/dia.
 
*Texto escrito pela nutricionista Raíza Lenz.

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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