Home / Lifestyle  / Cardio antes ou depois da musculação?

Cardio antes ou depois da musculação?

Lembra de um post aqui no site sobre dicas para quem quer começar a praticar atividade física?  A Beatriz Golçalves, Educadora Física e Personal Trainer que esclareceu várias dúvidas naquele post, escreveu um novo texto

Lembra de um post aqui no site sobre dicas para quem quer começar a praticar atividade física?  A Beatriz Golçalves, Educadora Física e Personal Trainer que esclareceu várias dúvidas naquele post, escreveu um novo texto para nós. Olha só!


Uma dúvida que sempre aparece na prática da atividade física é cardio antes ou depois da musculação…
O que emagrece mais?
Os principais estudos dizem que não há diferenças entre cardio antes ou depois da musculação quando o assunto é redução de gordura e ganho de massa muscular. Mas o raciocínio é bem amplo.
Fazer os dois? Tem que ter intervalo entre eles?
Não há regra, a melhor combinação vai depender do seu OBJETIVO. É preciso ver o que é mais importante, pensar na relação:
Prioridade x Objetivo 
Volume x intensidade 
Quando o volume de treino é alto, devemos ajustar o cardio, ou o contrário. Os dois altos não é interessante…
Uma ótima opção para colocar os dois em uma mesma sessão é o HIIT (treino intervalado de alta intensidade), pois a intensidade será alta e o volume baixo.
Mas e a hipertrofia?
Por exemplo, se o seu objetivo é o ganho de massa, hipertrofia ou potência, o ideal seria manter um intervalo entre os dois. Em uma visão bioquímica o excesso de cardio vai piorar o ganho de massa… a não ser que seja o HIIT.
Como a musculação vai te dar o ganho de músculos que vão te ajudar muito no processo de emagrecimento, sempre priorizo.
Então o mais importante é sempre definir seus OBJETIVOS e NECESSIDADES com o seu treinador que será a pessoa indicada para essa prescrição.
 
Texto escrito pela Educadora Física e Personal Trainer Beatriz Gonçalves.

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.