Home / Lifestyle  / A menopausa já chegou por aí?

A menopausa já chegou por aí?

E então, a menopausa chegou por aí? Se você já começou a sentir alguns sinais, ou se quer se preparar para esse momento, fique por aqui, pois precisamos conversar.  Geralmente, a menopausa acontece por volta dos

E então, a menopausa chegou por aí? Se você já começou a sentir alguns sinais, ou se quer se preparar para esse momento, fique por aqui, pois precisamos conversar. 

Geralmente, a menopausa acontece por volta dos 50 anos de idade, mas algumas mulheres entrarão nessa fase precocemente, por diversos motivos. Mas independente do momento em que se inicia, esse é o momento no qual acontece a interrupção natural da produção de hormônios pelos ovários (estrogênio e progesterona), e também da menstruação. Entretanto, os sintomas da menopausa não atingem apenas as mulheres que passam espontaneamente pelo processo.

Existe algo que é pouco comentado quando falamos sobre a mudança hormonal feminina que é a “menopausa química”. Devido ao uso de anticoncepcionais, desde jovens as mulheres estão bloqueando a produção do principal hormônio ligado à longevidade vaginal, o estrogênio. Por isso, até mulheres jovens podem sentir dificuldades muito características da menopausa como baixa lubrificação, fissuras de repetição, pouca sensibilidade clitoriana, até mesmo percepção de baixa evolução na prática de exercícios íntimos. 

Será que é possível reverter, ou evitar piora, dos sinais da falta de estrogênio no nosso corpo? Sim, é possível! Com reposição hormonal bioidêntica, se houver indicação médica, estímulos eficientes de colágeno e, especialmente, exercícios íntimos (ou pompoarismo).

Os exercícios íntimos ajudam a garantir saúde íntima de qualidade, que engloba uma vida sexual saudável com melhora da lubrificação, melhor sensibilidade no interior do canal vaginal, e também no clitóris, a manutenção de orgasmos ao longo da vida, além de tratar e evitar perdas urinárias, perda de flatos e fezes, prolapsos (famosa queda de bexiga). 

Recente, a atriz Maitê Proença, de 63 anos, revelou que é adepta do pompoarismo na sua rotina diária. É um belo exemplo sobre não existir idade certa ou limitante para praticar os exercícios, e como o autoconhecimento faz bem à segurança e autoestima da mulher.

Se você quiser saber mais sobre exercícios íntimos, sobre como essa técnica pode ajudar a eliminar as neuras com sua região íntima, assista a este vídeo, será muito esclarecedor. 

E ainda, se precisar de mais informações sobre reposição hormonal bioidêntica, recomendo a live com a Dra. Bernadete Nonnenmacher recentemente. Clique aqui para assistir.

Quanto antes a mulher começar a praticar exercícios íntimos, menores serão os sintomas da menopausa. Aquelas que já estão vivendo o período da menopausa também devem iniciar o pompoarismo. Os resultados como fortalecimento muscular, melhoria na lubrificação, prevenção ou resolução de prolapso, são acessíveis para todas as mulheres, independente da idade. Seja aos 20, 30, 50, 70 anos de idade, o mais importante é ter disciplina e constância na prática diária.

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sexualidade.

[email protected]

A Ana é a a Vagi Sem Neura. Ela é fisioterapeuta pélvica especializada em reabilitação de disfunções sexuais femininas. Sua missão é disseminar conteúdo sem censura. Seu propósito é fomentar a educação e o empoderamento feminino por meio do conhecimento do próprio corpo. | @vaginasemneura

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta