Home / Lifestyle  / 5 Estratégias que melhoram a imunidade

5 Estratégias que melhoram a imunidade

Se manter saudável é muito importante em qualquer momento da vida. Confere cinco estratégias para melhorar a imunidade que a Nutricionista Mariana Cordeiro separou para nós! No momento em que escrevo esse texto estamos passando por

Se manter saudável é muito importante em qualquer momento da vida. Confere cinco estratégias para melhorar a imunidade que a Nutricionista Mariana Cordeiro separou para nós!

No momento em que escrevo esse texto estamos passando por uma pandemia devido ao Coronavírus.
Nesse caso me vem um misto de expectativas:
A primeira é você ler essas informações ainda durante essa crise, e te ajude a se cuidar.
A segunda é que essa informação esteja parcialmente atrasada porque no momento que está lendo não estamos mais vivendo esse surto.
Digo parcialmente atrasada porque na verdade, cuidar da sua imunidade não deve ser preocupação apenas em momentos como esse, mas sim, uma atenção diária.
Inclusive fiquei refletindo… Por que as pessoas sempre esperam a situação piorar para procurar solução? Por que não pensar mais na prevenção ao invés de ter que se preocupar com a cura? Por que esperar ter a doença para tratar se podemos evitar cuidando da saúde?
É isso que percebo hoje em dia. Com o vírus se alastrando de forma espantosa, as pessoas estão preocupadas com sua imunidade e buscando estratégias para se fortalecer e ficar imune ao vírus.
Eu vou ser bem sincera e direta com você: a imunidade não é adquirida em uma dose de cápsula ou em um alimento apenas. Ela é construída com o tempo e com um conjunto de atitudes constantes.
Isso quer dizer que não adianta você tomar/comer os alimentos que vou te falar aqui e achar que pronto, estará super protegida!
Desculpe se prendi a sua atenção até agora e você esperava uma dose de milagre, mas quando se fala em saúde, nada é imediato, nada é instantâneo…
Então, a minha sugestão é que você insira sim esses alimentos na sua vida, mas não apenas agora. Cuidar da sua saúde e cuidar da sua imunidade deve ser um processo constante de respeito com o seu corpo.
Vamos as dicas:

  1. Beba água!

Algo simples que colabora muito para a sua imunidade. Grande parte do nosso corpo é constituído por água, portanto, manter-se hidratado vai ajudar no funcionamento normal do seu corpo, do seu intestino (importante função na imunidade), te protegendo. Para saber a quantidade mais aproximada de água para você, multiplique o seu peso (em kg) por 35ml. O resultado é a quantidade de água que deve ingerir diariamente.

  1. Consuma diariamente alimentos antiinflamatórios

Fazer logo pela manhã um shot com ingredientes antiinflamatórios pode te ajudar a fortalecer sua imunidade. Exemplo de shot: 1 limão espremido + 1 colher de chá de açafrão (cúrcuma) + 1 colher de chá de gengibre + 20 gotas de própolis + água.

  1. Consuma frutas ricas em vitamina C

Consuma 3 porções de frutas ao dia e escolha pelo menos uma porção de frutas ricas em vitamina C, como: laranja, acerola, limão, morango, mamão, kiwi, manga, caju, tangerina.

  1. Use probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas para o nosso intestino e que auxiliam também na imunidade. Exemplos mais comuns de probióticos são: kefir e kombucha. O kefir pode ser cultivado em casa, no leite ou na água e você pode conseguir por doação (pergunte nas suas redes sociais quem tem kefir para doar que com certeza vai encontrar um doador). A kombucha é mais difícil de cultivar em casa, porém é encontrada facilmente em lojas de produtos naturais.

  1. Evite alimentos industrializados

Quanto mais natural for a sua alimentação, maior será a sua imunidade. Alimentos industrializados ricos em aditivos químicos, conservantes, corantes, aromatizantes e etc. têm função inflamatória no corpo, logo, reduz a imunidade.
Tenho certeza, que seguindo essas dicas de forma rotineira, você terá um corpo muito mais fortalecido e saudável.
 
Obs.: Reforço que tais medidas não são com o intuito de prevenir ou combater o Coronavírus. As estratégias mencionadas podem sim melhorar a imunidade quando inseridas como hábito, mas isso não isenta 100% as chances de adquirir qualquer tipo de doença.
 
Nota Oficial emitida pelo Conselho Federal de Nutricionistas sobre esse assunto: https://www.cfn.org.br/index.php/destaques/19913/
 
Texto escrito pela Nutricionista Mariana Cordeiro.
 
 
 
 

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.