Home / Lifestyle  / E faz o que com aquela vontade louca de comer um docinho?

E faz o que com aquela vontade louca de comer um docinho?

Sabe aquela vontade de comer um docinho pós-almoço? Ou aquela vontade descontrolada de comer chocolate quando chega do trabalho?  A nutri Aline Merlim escreveu um post contando mais sobre esse desejo tão comum: Calma! Você não está sozinha! Mas você

Sabe aquela vontade de comer um docinho pós-almoço? Ou aquela vontade descontrolada de comer chocolate quando chega do trabalho?  A nutri Aline Merlim escreveu um post contando mais sobre esse desejo tão comum:
Calma! Você não está sozinha! Mas você sabe por que isso pode estar acontecendo e como lidar?
Vamos falar sobre 4 motivos mais comuns de termos essas vontades enlouquecedoras e como lidar com elas para que elas não dominem você.

Lascas de Chocolate


Por que tenho essas vontades descontroladas de comer doce?
1) Pura e simplesmente por hábito: se você tem ou teve o comer um docinho pós-almoço na sua rotina por algum tempo, seu corpo estará acostumado e anseará por esse ritual toda vez que você almoçar. Nosso organismo é extremamente inteligente e adora uma rotina, por isso anseia por atitudes repetidas regularmente – independente de qual seja.
2) Fome de verdade (física): você pode estar genuinamente com fome, seja por estar muito tempo sem comer ou por não ter otimizado suas refeições principais. E aí, adivinha? Nosso corpo quer energia o mais rápido possível – açúcar.
3) Cansaço ou estresse: quando estamos cansados ou estressados, nosso centro de controle de comportamento está em baixa, por isso acabamos perdendo o controle com os doces. Outra razão ainda é por estarmos procurando um conforto para esse sentimento ou estado.

Trufa de Paçoquinha


4) O ambiente a sua volta pode não estar contribuindo: muitas vezes acabamos sendo vítimas do nosso ambiente. Conhece aquela história do “já que estava ali… comi!”? Quando estamos expostos as tentações, fica mais difícil não lembrarmos que elas existem!
Como lidar com essas vontades que parecem não ir embora?
O passo mais importante é identificarmos o motivo pelo qual estamos tendo essas vontades. Qual está sendo o seu trigger? Ao entendermos de onde vem essa vontade, conseguimos discernir a vontade que pode ser lidada de outra maneira daquela que vale a pena ceder!
DICA 1: você pode identificar o trigger para o hábito e substituí-lo por outro hábito, por exemplo: se você morre de vontade de doce pós almoço, qual outra ação poderia te dar  tanto conforto quanto comer a sobremesa? Ler um livro? Tomar uma xícara de chá? Ligar para uma amiga?

DICA 2: comer mais! Siim, isso mesmo! Otimize suas refeições principais. Comer mais alimentos ricos em fibras e com baixo índice glicemico, como arroz integral, massa integral, grão de bico, batata doce ou simplesmente uma fruta, podem ajudar a controlar essa vontade se ela for devido a fome!
DICA 3: se for por motivos emocionais, é importante entendermos o que estamos sentindo. Por exemplo, se estivermos descontando ansiedade ou frustração na alimentação é interessante descobrirmos atividades que nos ajudem a lidar melhor com esses sentimentos, como meditação, atividade física, leitura, pintura ou qualquer outra atividade que funcione para você!

Banana com pasta de amendoim e chocolate


DICA 4: sempre que possível, prefira comida de verdade! Você já experimentou banana com pasta de amendoim? Ou ainda maçã assada com canela? Bolinhas de proteína? Não é só o chocolate que pode ajudar a amenizar nossos desejos por doces e, ainda, fornecemos mais fibras e nutrientes para o nosso corpo!
 
*Texto escrito pela Nutricionista e Health Coach Aline Merlim

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.