Home / Como Reciclar  / Resíduo, rejeito ou lixo?

Resíduo, rejeito ou lixo?

É muito importante saber diferenciar as palavras resíduo, rejeito e lixo, pois pode proporcionar uma gestão mais eficiente e de qualidade dos itens que você descarta. Também é capaz de mudar a visão que o

É muito importante saber diferenciar as palavras resíduo, rejeito e lixo, pois pode proporcionar uma gestão mais eficiente e de qualidade dos itens que você descarta. Também é capaz de mudar a visão que o seu empreendimento tem sobre o que sobra dos processos e atividades organizacionais. 


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define o lixo como os restos das atividades humanas, aquilo que não se quer mais e joga fora, desde que não seja passível de tratamento. E, com o grande avanço da tecnologia, grande parte desses restos podem ser de alguma maneira reaproveitados, sendo considerados como resíduo e, quando isso não é possível, considera-se como rejeito.


O resíduo é aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo. Para que seja reaproveitado, este material precisa ser separado por tipo: domiciliares, sólidos urbanos, de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, dos serviços públicos de saneamento básico, industriais, da construção civil, de serviços de saúde, entre outros.


Já o rejeito é um tipo específico de resíduo, onde foram esgotadas todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem. Assim, é necessário encaminhá-lo para um aterro sanitário licenciado ambientalmente ou incineração, que devem ser feitas de modo que não prejudique o meio ambiente.


É possível realizar o descarte correto por meio de compostagem, coprocessamento em fornos de cimento, reciclagem, incineração, aterro comum ou lixão, aterro controlado e aterro sanitário.


Além disso, é muito importante que sejam adotadas atitudes práticas no dia a dia para se ter um mundo mais sustentável, como repensar nossos hábitos de consumo, recusar produtos ou tratamento de resíduos que tenham um significativo impacto ambiental, reduzir o consumo, reutilizar para diminuir os custos de aquisição e de destinação e reciclar.


Assim, é de extrema importância que haja o descarte correto de lixo no dia a dia, para que seja possível proporcionar maior desenvolvimento sustentável no planeta.


Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes!




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta