Home / Beauty  / Protetor solar químico ou físico?

Protetor solar químico ou físico?

Protetor solar é unanimidade, todo mundo sabe que tem que usar todos os dias: faça chuva ou, principalmente, caso faça sol! Quem segue direitinho as recomendações médicas de usar filtro solar, mesmo se não vai sair

Protetor solar é unanimidade, todo mundo sabe que tem que usar todos os dias: faça chuva ou, principalmente, caso faça sol!


Quem segue direitinho as recomendações médicas de usar filtro solar, mesmo se não vai sair de casa, mesmo se estiver nublado e mesmo se quiser se bronzear, já deve ter o seu produto queridinho ou, talvez, esteja até procurando um filtro solar para chamar de seu. 


Mas você sabia que existem tipos diferentes de protetores? 


Pois é, essa vai para quem está à procura do filtro solar perfeito ou para quem já tem, mas quer trocar, ou ainda para quem não usa mas vai começar a usar agora. Enfim, para todo mundo!


Então, existem os filtros solares químicos e os físicos. Qual é a diferença? A gente te explica.


Os filtros solares químicos são aqueles com os quais a gente está mais acostumado, aqueles usados pela maioria do pessoal consciente que usa de fato o filtro todo o dia. Eles são compostos por moléculas que absorvem a danosa radiação ultravioleta do nosso astro rei e a transforma em radiação de baixa energia, inofensiva aos humanos.


Dentro da categoria dos filtros químicos, existem ainda, três tipos de produto, que se diferenciam pela capacidade de absorver comprimentos de onda mais curtos ou mais longos.


São os filtros solares UVA, UVB ou de amplo espectro (que engloba os dois comprimentos de ondas).


Já os protetores solares físicos, que também podem ser chamados de inorgânicos, funcionam de forma diferente. Eles refletem e dispersam a radiação UV, a luz visível e o infravermelho, que é emitido por qualquer fonte de calor, através de uma barreira, como o nome já diz, física e opaca. 


Por não reagirem quimicamente com a pele, esse tipo de protetor solar é o mais indicado para quem tem pele sensível aos filtros químicos e também para gestantes e crianças. O único lado ruim é que eles deixam a pele um pouco esbranquiçada, mas existem versões com cor de base que já matam dois coelhos numa cajadada só, proteção e beauty. 


Além disso, os filtros com cor são ainda mais efetivos que os brancos, olha só que maravilha!


Agora que você já sabe tudo sobre protetores solares, pode, junto com o seu dermato, fazer a escolha certa de filtro solar que se adapte melhor às suas necessidades e ao seu tipo de pele.




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre make e skincare.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta