Home / Lifestyle  / Pode dar mel para o bebê?

Pode dar mel para o bebê?

Quem nunca ouviu a expressão “mel na chupeta”? Por ser um produto natural, muito utilizado de forma terapêutica, a questão vem a tona: pode ou não pode dar mel para bebês? A nutricionista Carolina Rolim

Quem nunca ouviu a expressão “mel na chupeta”? Por ser um produto natural, muito utilizado de forma terapêutica, a questão vem a tona: pode ou não pode dar mel para bebês? A nutricionista Carolina Rolim esclarece essa dúvida no texto que escreveu para o site.

A posição da Academia Americana de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Pediatria é clara em orientar que não devemos oferecer mel para crianças menores de 1 ano de idade, em virtude do alto risco de desenvolver botulismo alimentar infantil, doença que atinge nervos e músculos. E embora seja uma doença rara, ela é grave.

Explico:

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estudo alerta a presença de esporos da bactéria Clostridium Botulinum em amostras de mel (cerca de 7% das amostras).

Bebês menores de 1 ano possuem a flora intestinal ainda imatura, permitindo que os esporos da bactéria germinem, multipliquem e produzam a neurotoxina botulínica no intestino infantil, causando a doença.

Crianças mais velhas e adultos contam com o sistema digestório melhor desenvolvido. Com defesas naturais contra várias bactérias, inclusive a essa, sendo mais raros os casos de botulismo.

Ainda assim, é considerado prudente esticar até os 2 anos a não utilização do mel. Assim como os demais açúcares e adoçantes, o mel se sobrepõe ao sabor natural dos alimentos. E nesse período de introdução alimentar até os 2 anos, é importante que as crianças conheçam o sabor dos alimentos de forma mais íntegra, como eles realmente são.

Lembrem-se que o bebê não sente falta daquilo que não conhece. Não oferecer doces para a criança antes dos 2 anos de idade é sinal de amor e cuidado com a saúde deles!

Texto escrito pela nutricionista Carolina Rolim.



contato@orni.com.br

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.