Home / Lifestyle  / Óleos para cozinhar

Óleos para cozinhar

Existe óleo ideal para usar na cozinha? Você sabe qual o mais indicado? A nutri Luiza Bennedetti fala sobre o assunto no post de hoje! Confere! Qual óleo você utiliza para cozinhar? Sabemos que no aquecimento a altas temperaturas

Existe óleo ideal para usar na cozinha?
Você sabe qual o mais indicado?
A nutri Luiza Bennedetti fala sobre o assunto no post de hoje! Confere!

Qual óleo você utiliza para cozinhar?
Sabemos que no aquecimento a altas temperaturas as cadeias das gorduras insaturadas não permanecem estáveis e perdem algumas das suas características benéficas, enquanto que as cadeias das gorduras saturadas conseguem permanecer estáveis. Este conhecimento trouxe à tona a ideia de cozinhar com fontes de gorduras saturadas, como a manteiga, o óleo de coco e até mesmo a banha de porco.

No entanto, o tipo de aquecimento que induz a perda das características benéficas dos óleos insaturados é aquele estilo Mcdonald’s em que se permanece cozinhando por muito tempo com o mesmo óleo. Já o cozimento que você faz na sua casa para a sua refeição não vai implicar em perdas dos benefícios dos óleos! Então, se você gosta de óleo de oliva pelo seu sabor e aroma incríveis pode utilizá-lo sem preocupação, mas se este hábito for pesar no seu bolso, pode utilizar os outros óleos vegetais, como óleo de soja, de milho e de girassol, que, inclusive, são fontes importantes de ômega-3 e de vitamina E.
 
Mas e utilizar as gorduras saturadas, pode?
Como as suas fontes alimentares também agregam sabor e aroma únicos, pode-se utilizar conforme a preparação da sua preferência, mas se o que interessa é o impacto na saúde, é de se pensar em reduzir o seu uso. Isso porque a gordura saturada apresenta uma forte ação de elevar o nosso colesterol, o que aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Inclusive, há estudos recentes avaliando o efeito da gordura saturada sob a inibição dos hormônios anorexígenos, que regulam o nosso apetite e favorecem o metabolismo. Mesmo o óleo de coco, que virou um queridinho a nível mundial, não tem o seu consumo estimulado pela Associação Americana do Coração.

Inclusive, é importante saber que todos aqueles benefícios que dizem que o óleo de coco possui, como o estímulo ao emagrecimento, não estão comprovados! O grande desafio dos estudos que avaliam o efeito do óleo de coco sob a saúde é que a grande maioria ainda é realizada em animais e não em humanos, ou apresentam delineamentos de estudo pouco claros, ou o tempo de acompanhamento é muito curto para garantir maior segurança nos resultados! E como a sua composição é de 82% apenas de gordura saturada, e esta sim é constatada como agente hipercolesterolêmico, é mais indicado você utilizar o óleo de coco como cosmético! Além do cabelo, ele deixa as unhas incríveis!

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Poste um comentário

nove − 4 =