Home / Lifestyle  / O que você sabe sobre embutidos

O que você sabe sobre embutidos

  Esta vai para você que adora comer uma fatiazinha de peito de peru ou um tiquinho de blanquet light achando que está arrasando na escolha. O que poucas pessoas sabem é que os embutidos têm

 

Esta vai para você que adora comer uma fatiazinha de peito de peru ou um tiquinho de blanquet light achando que está arrasando na escolha. O que poucas pessoas sabem é que os embutidos têm como principais ingredientes partes do animal pouco nobres e de difícil comercialização, como restos de carne bovina e suína, e costuma ter quase o dobro de gordura saturada da carne natural. Essa gordura traz riscos à saúde quando ingerida em grandes quantidades, pois estimula o aumento dos níveis de colesterol e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Além do excesso de gordura saturada, a carne processada ainda contém quatro vezes mais sódio, corantes que podem causar alergias e problemas no estômago, além de conservantes prejudiciais à saúde. O consumo exagerado dessas substâncias presentes nos embutidos está diretamente ligado à piora de quadros de enxaqueca, de TPM e até de gastrite, se considerarmos que muitas delas irritam a mucosa do estômago.

 

E agora? Calma, vamos às sugestões de substituição para que ninguém tenha que comer somente pão e queijo a partir de agora. Tanto no sanduíche quanto na tapioca, você pode utilizar frango desfiado ou em tiras, atum — opte pela versão light, conservado em água — e lascas de salmão.

 
Ter frango desfiado na geladeira, cozido somente com sal, é a legítima “mão na roda”. Cozinhe e armazene-o na geladeira, assim, você poderá variar o tempero de acordo com o desejo do dia. Por exemplo, em um dia ele pode ser temperado com curry; no outro, com molho de tomate, pesto, ervas finas, pimentas… Tempere o frango como a vontade desejar.
Texto revisado pela Nutricionista Isadora Flores

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Poste um comentário

sete + quatro =