Home / Lifestyle  / O que o Ayurveda pode fazer por você?

O que o Ayurveda pode fazer por você?

Quer entender melhor sobre o Ayurveda, o sistema de cura mais antigo do mundo? Confere o texto que a  Terapeuta Ayurvédica Bárbara Hocsman escreveu para o site. Neste mundo moderno, cheio de tecnologias excitantes e “pouco

Quer entender melhor sobre o Ayurveda, o sistema de cura mais antigo do mundo? Confere o texto que a  Terapeuta Ayurvédica Bárbara Hocsman escreveu para o site.

Neste mundo moderno, cheio de tecnologias excitantes e “pouco tempo” para cuidar da saúde, estamos adquirindo vícios de uma vida mais fácil, buscando alternativas mais rápidas e práticas que geralmente acabam prejudicando a nossa saúde. Por outro lado, o Ayurveda, o sistema de cura mais antigo do mundo, nos ensina que pequenos ajustes no estilo de vida, quando orientados de acordo com os doshas, ou biotipo da pessoa, são capazes de produzir efeitos profundos e realmente duradouros na nossa saúde e longevidade.
Dentro do Ayurveda existem ramos específicos, como por exemplo, os cuidados destinados à Saúde da Mulher. Analisamos o comportamento do corpo desde a primeira menstruação e ao longo dos ciclos menstruais, e também preparamos a mulher e o casal para a gravidez, realizando todo o acompanhamento e desenvolvimento da gestação, apresentando opções naturais para o alívio dos desconfortos comuns da gravidez. 
Na entrada da menopausa, que é uma fase conhecida por trazer alguns desequilíbrios para a mulher, o Ayurveda apresenta soluções bastante completas para realizar todos os ajustes que eventualmente serão necessários para dar mais conforto nesta etapa da vida. Recursos como a fitoterapia ayurvédica, alimentação adequada, massagens corporais com óleos medicinais, são apenas algumas opções que esta ampla medicina nos trás para o equilíbrio geral da saúde e também dos nossos sentimentos e emoções. 
Separei aqui algumas orientações que podem ser usadas por todos, que são as mesmas que passo aos meus pacientes, para apresentar esta ciência milenar de forma simples e proporcionar mais saúde e bem-estar para você a partir de agora. É importante salientar que é indicado sempre buscar um terapeuta especializado na sua região, para que essas e outras orientações sejam passadas de acordo com o diagnóstico inicial, que é como o nosso manual de instruções da pessoa, pois o grande diferencial do Ayurveda é exatamente a individualidade biológica.

– Acordar antes de o sol nascer 
Pode até parecer cedo demais, mas entre 4 e 6 horas da manhã é o melhor momento do dia para dedicar a você mesmo. Se acordar dentro desta faixa de horário, você conseguirá fazer as suas atividades com mais disposição. Este é o momento ideal para fazer a sua meditação, oração ou estudar.
– Raspar a língua com um raspador todos os dias ao levantar
A nossa língua tem uma capacidade de absorção muito grande e, por isso, o Ayurveda indica a limpeza da boca, para a língua não absorver as toxinas que vêm do estômago, pulmão e fígado. Raspar a língua com um raspador de aço inox ou cobre é uma prática muito importante para a eliminação de toxinas, além de melhorar a fala e o poder digestivo. 
Tomar 1 copo de água morna com algumas gotas de limão.  
A água morna com limão estimula a eliminação de urina e fezes. Além disso, o limão em jejum com água morna estimula o fogo digestivo (agni) e promove a desintoxicação do corpo como um todo. 
Esvaziar os intestinos e bexiga logo depois de acordar
O momento ideal para irmos ao banheiro é pela manhã, antes de nos alimentarmos. O Ayurveda diz que devemos primeiro eliminar aquilo que ingerimos no dia anterior, para então começarmos um novo dia, um novo ciclo. Ou seja, primeiro limpar para depois nutrir. 
  Fazer exercícios logo cedo
O melhor horário do dia para praticar exercícios, segundo o Ayurveda, é na parte da manhã. Isso porque é o momento que o organismo mais libera toxinas. Não devemos fazer atividade física energética, vigorosa e com muito movimento no final da tarde, pois isso causa envelhecimento precoce. 
  Fazer oleação no corpo com óleo pela manhã, antes de se alimentar
Depois do exercício físico, o nosso corpo está quente e nosso organismo está preparado para absorver o óleo da auto massagem. Devemos sempre aplicar primeiro o óleo na cabeça, e depois aplicar um pouco nos ouvidos, olhos, nariz e fazer um bochecho com óleo de gergelim. A aplicação dos óleos na cabeça, nariz, ouvidos e boca purificam os nossos cinco sentidos e a nossa mente para absorvermos melhor as impressões que recebemos no nosso dia a dia.   
  – Banhar-se todos os dias para criar uma sensação de frescor corporal
Depois da auto massagem, devemos tomar um banho refrescante. A água morna sobre o corpo proporciona vigor, mas a água morna sobre a cabeça produz perda de vigor dos cabeços e dos olhos. Também não devemos tomar banho logo após as refeições, pois isso realmente pode provocar indigestão. 
Fazer no mínimo 12 ciclos de respiração (pranaymas) pela manhã ou à tarde 
Pranayama é um exercício de controle da respiração que como objetivo equilibrar o fluxo do nosso prana, o ar vital no nosso organismo. É o melhor exercício de fazer antes da meditação, pois acalma bastante a nossa mente. As impressões negativas que recebemos no dia a dia a partir de pensamentos e sentimentos de violência, por exemplo, podem ser eliminadas com o Pranayama.
Como vimos, o Ayurveda indica uma conduta correta a ser adotada. Já as pessoas devem buscar ter ações corretas e atitudes mais positivas em relação ao seu corpo, incluindo a fala e a mente. Não devemos ser violentos, falar mentiras ou cruelmente e com aspereza. Também não podemos causar discussões, inimizades, ofender, sentir ciúmes, inveja e julgar. Todos esses atos ferem o nosso estado de harmonia e alegria com nós mesmos e, é claro, com as pessoas que convivem conosco. 
Todas as práticas do Ayurveda podem ser aplicadas em casa, na rotina diária de cada pessoa. Mas antes de iniciar algumas delas, vale lembrar, assim como a aplicação de óleo no nariz e no ouvido, por exemplo, que você consulte um terapeuta ayurvédico para verificar a sua constituição, seu biotipo, e tirar essas e outras dúvidas quanto a possíveis restrições que possam haver na sua situação atual de saúde. 

*Bárbara Hocsman é Terapeuta Ayurvédica certificada pela Kerala Ayurveda Yoga Trainning School (AVP) de Coimbatore e pela Svastha Yoga e Ayurveda de Chennai, ambas na Índia. Especialista em Ayurveda para a Saúde da Mulher e da Criança pela Escola Brahma Yoga Vidyalaya e Doula com foco em Garbha Samskar, ela abriu, no final do ano passado, o Yogamaya Terapias Védicas em Porto Alegre para atendimentos presenciais e a distância. Mais informações no site www.yogamaya.com.br ou Instagram @yogamayaterapaisvedicas.
 

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.