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Inverno!

No inverno algumas pessoas ficam mais suscetíveis à alergias, gripes e resfriados. Certo? Por isso, cuidados podem evitar e/ou amenizar esses probleminhas de saúde! Quem vai nos falar um pouco mais sobre o assunto e dar dicas

No inverno algumas pessoas ficam mais suscetíveis à alergias, gripes e resfriados. Certo?
Por isso, cuidados podem evitar e/ou amenizar esses probleminhas de saúde!
Quem vai nos falar um pouco mais sobre o assunto e dar dicas e recomendações importantíssimas para essa época do ano é a nutri Samara Lopes!

Intestino
Alimentos ricos em fibras assim como o uso de probióticos e prebióticos matem a microbiota intestinal íntegra, garantindo nossa defesa.
Algumas opções de fibras são a chia, linhaça, aveia e Pssilyum. Todas essas podem ser consumidas com frutas ou iogurtes (no caso do Pssilyum, as sementes são usadas) e consumo pela manhã é excelente.
É importante lembrar que quando aumentamos o consumo de fibras, a hidratação também deve ter atenção especial, uma vez que as fibras aumentam o tamanho das fezes e é necessário água para que estas saiam com facilidade. Caso contrário, o efeito pode ser uma baita constipação (“prisão de ventre”).

 
Vitamina C
Frutas como kiwi, acerola, caju, morango, tangerina e limão são ótimas fontes de vitamina C, essencial para a imunidade. É bem melhor que comer as frutas fontes dessa vitamina a tomar suplementos, principalmente os efervescentes que são cheios de corantes e alguns, açúcar.
Se for fazer uso de suplementação, melhor pedir para manipular e em uma dose que realmente vai ser absorvida, porque não adianta nada tomar 1g de vitamina C de uma vez só. Boa parte sai na urina.

Própolis
Tem ação antimicrobiana, antifúngica e anti-inflamatória. O uso do extrato de própolis é uma excelente opção para dar um up na saúde. Para saber se o melhor para você é o alcoólico ou aquoso, o ideal é procurar um nutricionista.
A recomendação do própolis é bem particular, varia com o objetivo de cada pessoa, horário e se pode ou não ser alcoólico. Assim como a quantidade a ser ingerida.

 
Zinco e Manganês
Minerais importantes no combate aos radicais livres e que auxiliam no suporte à função imunológica.
Ostra, levedura, semente de abóbora e algumas oleaginosas como amêndoas e castanha de caju são excelentes fontes de Zinco. Já o Manganês é ricamente encontrado na aveia, nozes, e abacaxi.

 
Evite!
Procure evitar alimentos que favorecem a produção de muco, como leite e derivados de leite de vaca, principalmente se as vias respiratórias já estiverem prejudicadas (como no caso das rinites, sinusites,…)
 
Sono
Um sono noturno reparador garante a recuperação, modula o stress e sistema imune.
Fazer a higiene do sono é fundamental para uma noite bem dormida.
Ter horários regulares para dormir e acordar (cedo, de preferência), evitar carboidratos de alto índice glicêmico antes de dormir, dar preferência ao consumo de gorduras boas (como o abacate), apagar toda e qualquer luz do quarto (ou use um tapa olho, daqueles de viagem mesmo) são dicas preciosas para ter um sono reparador.
Outro hábito gostoso e que dá super certo é , por volta de 1 hora antes de dormir, beber um chazinho: pode ser de melissa, camomila, mulungu…algo que acalme. Nada de chá com cafeína.

*E mais:

  • Evite bebida alcoólica! Qualquer quantidade de álcool impede que se entre no sono profundo.
  • Procure um nutricionista atualizado para ajustes individuais.

No mais, é só aproveitar essa estação super charmosa!
 
*Nutricionista Samara Lopes – Rio de Janeiro – CRN: 061000582

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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