Home / Como Reciclar  / Descarte correto e reaproveitamento das caixas de leite

Descarte correto e reaproveitamento das caixas de leite

Embalagens cartonadas como as caixas de leite e de sucos apresentam um grande desafio para a sustentabilidade.  Isso porque elas são feitas de um material composto. Ou seja, as caixas de leite e suco são feitas

Embalagens cartonadas como as caixas de leite e de sucos apresentam um grande desafio para a sustentabilidade. 


Isso porque elas são feitas de um material composto. Ou seja, as caixas de leite e suco são feitas da combinação de diversos materiais em várias camadas, o que dificulta, e muito, o processo de reciclagem.


Uma caixa de leite tem, em sua composição, aproximadamente 75% de papel, 20% de plástico, um polietileno de baixa densidade, e 5% de alumínio.


Por isso, essas embalagens precisam passar por uma pré-separação dos seus componentes.


A pergunta que fica é: onde e como descartar de forma sustentável?


Recomenda-se que as embalagens sejam lavadas, para evitar o mau cheiro e a contaminação pelo restante de leite ou de suco que sempre fica dentro. 


Depois, elas podem ser levadas em pontos de coleta seletiva.


Porém, uma caixa de leite não precisa necessariamente terminar a sua história no lixo. Existem opções de reaproveitamento.


Uma delas é entrar em contato com escolas da sua região e doá-las para que virem arte nas mãos de crianças talentosas. São muitas as brincadeiras lúdicas e possibilidades para uma simples caixinha de leite.


Além disso, existe o projeto Brasil Sem Frestas, que reutiliza esse material para forrar as casas de pessoas de baixa renda.


Muitas vezes essas casas com poucos recursos têm um isolamento térmico muito ruim, deixando com que o frio, o vento e a chuva entrem direto e dificultem a vida das pessoas que moram dentro.


Esse lindo projeto abre as caixinhas uma a uma para forrar casas de madeira que não possuem vedação contra as intempéries.


Para ajudá-los, uma boa pedida é já mandar as caixinhas cortadas e abertas. No site brasilsemfrestas.com.br eles ensinam o passo a passo para deixar as caixinhas já prontas para que eles as utilizem na vedação de casas.


Para mais informações, como pontos de coleta, acesse o site do projeto ou a sua página no Facebook.




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.

[email protected]

Temos alma livre e sede de aprendizado. Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre beleza natural, cultura, sustentabilidade e viagens inesquecíveis. Vamos semear boas ideias juntos?

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Poste um comentário

11 − 4 =