Home / Sem categoria  / Tirar as cutículas pode ou não pode?

Tirar as cutículas pode ou não pode?

As cutículas são dobras de pele sobre as unhas e têm a função de proteção contra microrganismos que podem colonizar e infectar essa região. A remoção das cutículas reduz essa proteção e acaba favorecendo a

As cutículas são dobras de pele sobre as unhas e têm a função de proteção contra microrganismos que podem colonizar e infectar essa região. A remoção das cutículas reduz essa proteção e acaba favorecendo a infecção por fungos e bactérias que podem causar abcessos, descolamento, alterações de cor e deformidades temporárias ou até permanentes nas unhas.

A remoção agressiva das cutículas pode deixar as temidas peles soltas e franjeadas que além de serem dolorosas não ficam nada bonitas. Quando acontece, o ideal é cortar na altura da pele e nunca puxar para evitar sangramento e feridas na região. Outra questão importante é que quanto mais removemos as cutículas, maior a tendência de formar mais pele ainda. Esse é um mecanismo de defesa do nosso corpo, que percebe a agressão e trabalha para compensá-la. Por esses motivos, o ideal é não remover as cutículas ou fazer apenas a remoção do excesso de forma bem delicada.

A melhor maneira de fazer é aplicar um creme amolecedor, deixar de molho em água morna e depois com uma espátula empurrar sem fazer força e remover apenas a pele que fica em excesso, deixando ainda uma camada protetora. Essa rotina não deve ser repetida mais que uma vez por semana. Com o tempo você terá a grata surpresa de ter cada vez menos pele para remover e talvez até não precisar mais fazer o processo.

A hidratação das cutículas várias vezes ao dia é fundamental para manter a saúde do local, já que as mãos são constantemente expostas a sabões, produtos de limpeza e álcool em gel que tendem a ressecar tanto a pele das mãos quanto das cutículas. Essa hidratação pode ser feita com cremes para mãos ou canetas específicas para as cutículas. Hoje em dia temos vários preços e marcas disponíveis nas farmácias e na internet.

Quando estiver com tempo e vontade de fazer uma hidratação mais especial pode aplicar o creme em quantidade generosa nas mãos e unhas e depois colocar uma luva siliconada (também há nas farmácias e internet) ou pode ser aquelas de plástico fininho  (não de látex) usadas para pintar os cabelos. Suas mãos e unhas irão agradecer!

O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.
Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!
Clica aqui para conferir outros posts sobre beleza.

POST TAGS:

[email protected]

A Dra Gabriela Maldonado é graduada em Medicina pela UFRGS, com Residência Médica em Dermatologia pela Escola de Saúde Pública - Ambulatório de Dermatologia Sanitária. É membro efetivo da Sociedade Brasileira e Americana de Dermatologia e Mestre em Medicina - Ciências Médicas com enfoque em Dermatologia pela UFRGS. | @gabrielamaldonado_dermato

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta