Home / Beauty  / Cuidados com os cílios e sobrancelhas

Cuidados com os cílios e sobrancelhas

Os cílios e sobrancelhas (ou supercílios) têm a importante função de proteger os olhos da entrada de pequenas partículas em suspensão no ar, como poeira ou areia. Além disso, têm uma importante função na interação

Os cílios e sobrancelhas (ou supercílios) têm a importante função de proteger os olhos da entrada de pequenas partículas em suspensão no ar, como poeira ou areia. Além disso, têm uma importante função na interação entre as pessoas, já que as sobrancelhas expressam os sentimentos como tristeza, susto, surpresa e alegria. 


Esses elementos têm sido desde sempre pontos essenciais na definição da beleza facial. Ao longo da História, já foram arrancados, acentuados, removidos e modificados de inúmeras formas, sempre com o objetivo de aumentar a beleza do rosto e dos olhos. Ademais, na maioria das culturas, os cílios longos são sinônimos de beleza, em especial nas mulheres, mas existem algumas sociedades que aparam seus cílios, como na tribo Hazda, da Tanzânia.


Culturas antigas como os egípcios utilizavam o kajal como maquiagem (em homens e mulheres) tanto para embelezar os olhos quanto para a função de proteger-se da claridade excessiva, já que não existiam os óculos de sol naquela época. O traçado grosso em volta dos olhos diminuía o reflexo da luz e assim proporcionava maior conforto visual.  


Assim como os cabelos, os cílios e sobrancelhas são estruturas que nascem, crescem, se desenvolvem e depois caem. Por isso é normal perdermos esses pêlos à medida que novos fios nascem. O principal que podemos fazer para mantê-los saudáveis é ter um estilo de vida saudável e nutrição adequada. 


Atualmente, as formas mais comuns de ressaltar os olhos são a máscara (de cílios ou sobrancelhas), o delineador e a sombra. Os produtos modernos são gentis com os fios e em alguns casos têm até produtos hidratantes e de tratamento. O uso da maquiagem pode ser feito diariamente, mas é importante que seja removida no final do dia para que não ocorra quebra dos fios em função da presença dos produtos e do enrijecimento dos fios que eles provocam. Além disso, importa muito a forma de retirar, o uso de demaquilantes oleosos ou bifásicos amolecem o material com maior facilidade e a make é retirada sem trauma. Evite friccionar os fios para não estimular a queda e a quebra.




@sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.

Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!

Clica aqui para conferir outros posts sobre beleza.

[email protected]

A Dra Gabriela Maldonado é graduada em Medicina pela UFRGS, com Residência Médica em Dermatologia pela Escola de Saúde Pública - Ambulatório de Dermatologia Sanitária. É membro efetivo da Sociedade Brasileira e Americana de Dermatologia e Mestre em Medicina - Ciências Médicas com enfoque em Dermatologia pela UFRGS. | @gabrielamaldonado_dermato

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta