Como fazer uma composteira em casa ou apartamento
Uma composteira doméstica nada mais é do que a degradação da matéria orgânica. É uma ótima forma de reutilizar materiais que seriam descartados, transformando eles em um ótimo adubo orgânico. Um método muito utilizado pelos agricultores familiares,
Uma composteira doméstica nada mais é do que a degradação da matéria orgânica.
É uma ótima forma de reutilizar materiais que seriam descartados, transformando eles em um ótimo adubo orgânico.
Um método muito utilizado pelos agricultores familiares, pode ser feito em casa ou em apartamento também, você sabia?
Separamos dicas para você montar sua própria composteira, seja em casa ou apartamento. Descubra como fazer:
Composteira em casa
1. Em primeiro lugar, faça um buraco na terra, de 0,5 metro quadrado, em média. De profundidade, 30 centímetros são suficientes. Para reforçar a estrutura interna do buraco, você pode revestir ela com tábuas ou uma caixa sem fundo.
2. Espalhe (mas não muito) o material orgânico. Coloque aos poucos nos cantos até preencher o espaço. Na sequência, cubra com folhas secas ou serragem. Esse passo é fundamental para não aparecer aquele cheiro ruim!
3. Para a decomposição ocorrer mais rapidamente, mantenha úmido o espaço. Não esqueça de regar principalmente em dias de muito calor ou com sol muito forte.
4. A cada duas semanas, mexa no material. Assim, você irá aerar o espaço e facilitar a decomposição.
5. Ao longo dos dias, as sobras de alimentos vão se transformar em terra, adubando as plantas e sua horta. Você vai ver, vão estar lindas e em perfeito estado quando brotarem!
Composteira em apartamento
A composteira mais indicada para quem mora em apartamento é a com minhocas. Ela exige um espaço menor, cabe em qualquer cantinho disponível e não tem cheiro ruim. Além disso, com a ajuda desse animal, a decomposição acontece muito mais rápido.
Você pode comprar uma composteira pronta ou então preparar a sua usando caixas ou baldes de plástico. Para quem deseja colocar a mão na massa, confira como fazer:
1. Primeiro, saiba que uma composteira com minhocas exige, no mínimo, três andares. O primeiro, do topo, é onde o lixo orgânico será depositado e coberto. Quando estiver cheio, deverá ficar de repouso por um mês.
2. Nesse meio tempo, o andar do meio se junta ao do topo e o ciclo de decomposição acontece de novo. É nesses dois locais que acontece a compostagem.
3. O andar de baixo recolhe o líquido que escorre, graças aos furos que deve ter. Afinal, as minhocas precisam se movimentar, certo?!
4. Após dois meses, o material que sobrou se chama húmus. Super nutritivo para as plantas e com cheirinho de terra molhada. Delícia!
5. Atenção! Se a composteira ficar muito úmida, pode atrair moscas. Por isso, é fundamental cobrir muito bem o primeiro andar com serragem.
Não se preocupe! Seguindo corretamente todas as etapas, não há riscos de contaminação!
O @sow.gn é uma curadoria da Mari Weckerle, a @gurianatureba.
Você já nos segue no Instagram? Confere os outros posts, você vai amar!
Clica aqui para conferir outros posts sobre sustentabilidade.