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Benefícios da alfarroba

Temos uma notícia boa para os amantes de chocolate: existe uma alternativa saudável e tão deliciosa quanto para substituir esse doce na nossa alimentação! Ficou curiosa? Então confere o post escrito pela nutri Jociane Catafesta contando tudo

Temos uma notícia boa para os amantes de chocolate: existe uma alternativa saudável e tão deliciosa quanto para substituir esse doce na nossa alimentação!
Ficou curiosa?
Então confere o post escrito pela nutri Jociane Catafesta contando tudo sobre essa maravilha:
Levanta a mão quem gosta de chocolate? Levanta a mão quem precisa controlar açúcar no sangue (glicose)? Levanta a mão quem não tolera lácteos, glúten?
Pois então….existe um produto/alimento que pode substituir o chocolate e sem perder em nada: a alfarroba, que tem gosto, cor e textura semelhantes ao do chocolate sem a sua gordura.  Além disso, não possui qualquer agente alergênico ou estimulante, tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente certo teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.

Cookies de amendoim e alfarroba

 
Podemos consumir como creme de alfarroba, em forma de barrinhas (Eu, Mari, recomendo as da @carob_house). As barrinhas de alfarroba costumam ter menos açúcar e, por isso, viraram uma alternativa menos calórica ao doce à base de cacau. Rica em vitaminas B1 e B2, ela ajuda o organismo a metabolizar gordura, carboidrato e proteína. Ela ainda é fonte de vitamina A (protege a pele e a visão), além de cálcio e magnésio – minerais que, juntos, melhoram a mobilidade dos músculos, o que faz com que seja uma opção interessante principalmente para quem malha.
E, assim como o cacau também possui polifenóis. Esses antioxidantes combatem os radicais livres, desacelerando o envelhecimento das células, o que ajuda na prevenção de doenças. A alfarroba tem se tornado um ótimo aliado “contra” o diabetes devido ao baixo índice glicêmico (eleva pouco o açúcar no sangue) desse falso chocolate. Isso ocorre pela presença das fibras, que fazem com que a alfarroba seja digerida lentamente – processo importante para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso tudo, a alfarroba livra as pessoas mais sensíveis do risco apresentado por agentes alergênicos e também de componentes pouco amigáveis: a fenilatilamina, apontado como gatilho de enxaquecas, e o ácido oxálico, que interfere na absorção de minerais importantes, como o cálcio e o zinco.
Para os intolerantes a lactose e alérgicos ao leite existem barrinhas  livre do açúcar e da proteína do leite, mas confira essa informação no rótulo.
Aproveite e se delicie com esta ótima opção, mas lembre-se sempre TUDO com moderação.
*texto escrito pela nutricionista Jociane Catafesta
 

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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