Home / Beauty  / Beleza saudável

Beleza saudável

Já parou para pensar em quais são os ingredientes e substâncias que possuem nos cosméticos de higiene e beleza que você usa diariamente? A Ana Freitas,  micro empreendedora de cosméticos naturais, fala sobre o assunto

Já parou para pensar em quais são os ingredientes e substâncias que possuem nos cosméticos de higiene e beleza que você usa diariamente? A Ana Freitas,  micro empreendedora de cosméticos naturais, fala sobre o assunto no texto que escreveu para o site.

A pele é o maior órgão do corpo humano, recebe e absorve rapidamente tudo que passamos nela. Essas substâncias entram em nossa corrente sanguínea se espalhando para todo nosso organismo. Diariamente utilizamos diversos produtos de higiene e beleza como: shampoo, condicionador, hidratantes, máscaras, tônicos, sérum, sabonetes, pasta de dente, perfume, desodorante, maquiagens, esmalte, tintura para cabelos e muitos outros, portanto, devemos ter cuidado com nossas escolhas.
DO QUE SÃO FEITOS OS COSMÉTICOS CONVENCIONAIS
Os cosméticos convencionais que encontramos nas prateleiras por aí, contém substâncias sintéticas e químicas produzidas em laboratório, que a longo prazo acumulam no nosso organismo podendo desencadear algumas doenças. A lista de substâncias nocivas é enorme: parabenos, alumínio, bht e bha, tolueno, chumbo, laurel sulfato, corantes e fragrâncias sintéticas, triclosan, ácido bórico, benzophenone,  formaldeído, acrilatos, ethanolamine, homosalate, hydroquinone, metais pesados e acredite, ainda tem muito mais.


Existem estudos que apontam a relação do uso contínuo dessas substâncias com diversas doenças como alergias de pele, câncer, alterações no sistema hormonal, endócrino, imunológico, danos ao sistema nervoso e reprodutor de homens e mulheres levando a infertilidade, má formação do feto e problemas no desenvolvimento em crianças.
Essas substâncias são produzidas pela indústria cosmética e farmacêutica de forma sintética para baratear custos, aumentar a conservação e validade dos produtos. Em países da Europa e Estados Unidos, algumas dessas substâncias já foram proibidas. 
PORQUE USAR COSMÉTICOS NATURAIS?

POR VOCÊ! Ingredientes livres de substâncias nocivas a sua saúde. São produzidos com ingredientes da natureza, normalmente são óleos, manteigas, ceras vegetais, ervas e óleos essenciais que possuem maior concentração de princípios ativos, que irão nutrir e trazer verdadeiros benefícios para a sua pele e saúde. A eficácia é comprovada através de estudos, testes e pesquisas onde matérias primas ricas em ácidos graxos essenciais como os óleos e manteigas vegetais contribuem para a hidratação, maciez e saúde da pele e cabelos, assim como vitaminas e minerais funcionam como excelentes antioxidantes retardando o envelhecimento da pele. O uso de cosméticos naturais vai muito além da estética, nos traz benefícios reais e duradouros preservando assim o nosso organismo das substâncias tóxicas. 

PELOS ANIMAIS! Não contém ingredientes de origem animal, muitos morrem para que esses ingredientes sejam obtidos e não são testados nos bichinhos. Esses testes são muito cruéis. Alguns exemplos de ingredientes de origem animal utilizados nos cosméticos tradicionais: ácido úrico, ceras de abelhas, colágeno hidrolisado de ossos e cartilagens de animais, lanolina obtida do sebo de ovelhas e carneiros, glicerina e óleos de origem animal e muitas outras substâncias. 
PELO PLANETA! Por possuírem ingredientes naturais biodegradáveis não poluem o meio ambiente. Já os produtos químicos quando liberados no solo, causam a degradação da terra contaminando lençóis freáticos, rios, mares, matando animais, plantas e adoecendo pessoas. Normalmente as empresas que fabricam cosméticos naturais são engajadas em diminuir os resíduos de lixos através de embalagens que sejam recicláveis e biodegradáveis causando menos impacto ambiental.

TRANSIÇÃO PARA O USO DE COSMÉTICOS NATURAIS
A transição para o uso de cosméticos naturais deve ser feita devagar. Você não precisa jogar tudo o que tem fora ou doar para substituir por produtos naturais assim de forma repentina. Vá aos poucos experimentando, se adaptando, analisando o que é bom para você, cada pessoa tem sua particularidade e necessidade em relação à pele e cabelos. Comece substituindo a medida que determinado produto acabar. Nesse processo de transição pesquise, leia sobre o assunto, experimente.
Você não precisa comprar todos os cosméticos naturais industrializados, apesar de ter bastante opções legais no mercado, você pode substituir por receitas caseiras simples, por exemplo: tônicos faciais por chás, hidratante corporal e para cabelos por óleos vegetais, máscara facial por argilas, esfoliantes por grãos e sementes, desodorante químicos por caseiros. Tudo é um processo, apenas comece!
Buscamos ser criteriosos com nossas escolhas por alimentos e hábitos saudáveis né? Mas agora vimos que isso deve se estender ao que colocamos na pele também! Escolha seus cosméticos com o mesmo cuidado que escolhe os seus alimentos. Autocuidado livre de toxinas é vida!
Texto escrito por Ana Freitas, micro empreendedora de cosméticos naturais

[email protected]

Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

Visão geral da revisão
SEM COMENTÁRIOS

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.