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Como a aromaterapia pode ajudar na insônia, ansiedade e stress?

O stress, a ansiedadee a insônia são três problemas muito comuns em nossos dias. Nosso estilo de vida atribulado, abarrotado de informações, tarefas e responsabilidades muitas vezes serve de gatilho para situações de desequilíbrio psíquico.

O stress, a ansiedadee a insônia são três problemas muito comuns em nossos dias. Nosso estilo de vida atribulado, abarrotado de informações, tarefas e responsabilidades muitas vezes serve de gatilho para situações de desequilíbrio psíquico. Contudo, existem meios naturais para re-conquistar nossa serenidade, nosso sono e nosso equilíbrio, como a aromaterapia. Os Óleos Essenciais são poderosos aliados para quem deseja uma vida mais saudável e equilibrada. Nesse texto, você conhecerá os principais Óleos Essenciais indicados para esses problemas, os estudos que fundamentam seu uso e o modo de utilizá-los em seu dia-a-dia.

3 males modernos e 3 Óleos Essenciais para combatê-los

A ansiedade nos acelera mentalmente, pondo-nos num ritmo mais rápido do que o natural. Nesse ritmo, não conseguimos nos concentrar em nosso trabalho ou no que quer que seja. Normalmente, a ansiedade leva à estafa e até ao desespero, podendo incapacitar uma pessoa para a administração normal de suas tarefas diárias. 

A insônia talvez seja o mais incapacitante desses problemas. Quando prolongada por muitos dias, ela pode gerar problemas fisiológicos sérios. O sono é nosso principal meio de equilíbrio, sono reparador é sinônimo de saúde.

Em relação ao stress, é necessário fazer uma importante distinção: nem sempre ele é negativo. O estresse é uma reação natural de nosso organismo. Quando nos deparamos com alguma situação desafiadora, nosso organismo entra em um modo de alta capacidade adaptativa, demandando mais energia e gerando toda uma fisiologia hormonal específica. Contudo, caso esta configuração fisiológica perdure mais do que o normal, entra em cena uma condição patológica, que chamamos de estresse crônico. Aí sim, é preciso prestar atenção e buscar recursos para nos auxiliar a lidar com essa condição crônica. 

E como os Óleos Essenciais podem nos ajudar? 

 – Óleo de Lavanda Maillette (Lavandula angustifolia) para Ansiedade

Diversos estudos indicam a eficácia do uso do Óleo Essencial de Lavanda  Maillette (Lavandula angustifolia) no tratamento da ansiedade e outros males correlatos; veja o resumo de dois recentes:

Em 2013, um estudo baseado em evidências publicado pelo International Journal of Psychiatry in Clinical Practice (doi: 10.1155/2013/681304) descobriu que o uso do Óleo Essencial de Lavanda alivia a ansiedade, distúrbios do sono e depressão. Além disso, no estudo não houveram efeitos colaterais adversos, interações medicamentosas ou sintomas de abstinência do uso do Óleo de Lavanda.

Em 2014, o International Journal of Neuropsychopharmacology (doi.org/10.1017/S1461145714000017) publicou um estudo em humanos que revelou que o Silexan (uma conhecida medicação cujo princípio ativo é o Óleo de Lavanda) foi mais eficaz contra o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) do que placebos e paroxetina (conhecido medicamento antidepressivo). Após o tratamento, o estudo encontrou zero casos de sintomas de abstinência ou efeitos colaterais adversos.

Como utilizar? 

Na maioria das pessoas, a região do pescoço costuma ser a mais tensa, sendo o local onde a ansiedade se materializa. Por isso, um óleo de massagem relaxante é uma ótima opção para lidar com a ansiedade. 

Ingredientes:

– 3 gotas de Óleo de Lavanda (Lavandula angustifolia);

– 3 ml (ou 1 colher de chá) de Óleo de Jojoba (Simmondsia chinensis);

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Modo de preparo:

Misture o Óleo de Lavanda e o Óleo de Jojoba na palma da mão e esfregue no pescoço para um alívio natural da ansiedade. Como fazer essa automassagem no pescoço? Com as mãos espalmadas, desça lateralmente até os ombros. Repita esse movimento quantas vezes quiser e finalize pressionando a região com a ponta dos dedos. Você também pode esfregar na parte inferior dos pés. Vai bem em qualquer momento do dia e é excelente para antes de dormir.

– Óleo de Manjerona (Origanum majorana) para Estresse 

Um dos principais marcadores fisiológicos do estresse crônico é uma quantidade muito alta de cortisol no organismo. 

Em 2012, a revista de Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidências publicou uma investigação onde os efeitos do uso da inalação de Óleos Essenciais na pressão arterial e nos níveis de cortisol salivar foram avaliados. O grupo experimental foi solicitado a inalar uma sinergia de Óleos Essenciais. Já o grupo placebo [grupo controle] foi solicitado a inalar uma fragrância artificial. Os resultados foram os seguintes: o grupo que inalou a sinergia de Óleos Essenciais diminuiu significativamente a pressão arterial e mostrou reduções significativas no cortisol salivar. Nesta sinergia, um dos Óleos Essenciais de destaque era o óleo de Manjerona (Origanum marjorana). 

Como utilizar?

O tratamento experimental deste estudo foi a inalação de uma sinergia (ou blend) de Óleos Essenciais, com a seguinte composição:

🔹Lavanda (Lavandula angustifolia) – 20 gotas;

🔹Ylang Ylang (Cananga odorata) – 15 gotas;

🔹Manjerona (Origanum marjorana)- 10 gotas;

🔹Neroli (Citrus aurantium ) – 2 gotas.

Em um recipiente de vidro, adicione as gotas destes Óleos Essenciais. É importante que este vidro possua tampa, para o bom armazenamento.

APLICAÇÃO

Como método de aplicação, pingue algumas gotas deste blend em um colar aromático e utilize-o durante o dia. Você também pode, ao deitar, colocar um difusor aromático com duas gotas do blend ao lado da cama para uma inalação de 24 horas. Ao longo do dia, encontre dois momentos em que possa sentar-se em uma posição confortável e fazer dois minutos de inalação concentrada do blend, seguidos por três respirações profundas. Este blend pode te acompanhar durante o dia, sendo um aliado imediato e versátil para os momentos em que você estiver se sentindo estressado.

*Caso você não tenha todos esses óleos, pode utilizar somente um deles, de preferência o de Manjerona – ou aqueles deste grupo que estiverem ao seu alcance. 

Óleo de Ravensara (Ravensara aromatica) para Insônia 

O Óleo Essencial de Ravensara aromatica é rico num componente químico chamado limoneno. Este componente é característico dos frutos cítricos e possui muitas propriedades terapêuticas. De maneira geral, são estimulantes digestivos e também expectorantes. Além disto, um estudo publicado pela Elsevier em 2012, demonstrou o que muitos aromaterapeutas já sabiam: “o limoneno pode ser usado como um agente anti-ansiedade dentro da aromaterapia”. ⠀⠀⠀⠀⠀

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Em 2015, uma ampla revisão bibliográfica acerca das ações terapêuticas dos Óleos Essenciais foi publicada na Revista Asiático Pacífica de biomedicina tropical. Nesta revista, o óleo de Ravensara aromatica mostrou-se eficaz no tratamento de insônia.

Como utilizar?

Trinta minutos antes de dormir, pingue duas gotas do óleo de Ravensara aromatica na sola dos pés e massageie gentilmente. Em seguida, pingue uma gota na palma das mãos, esfregue-as e inspire o aroma deste óleo profundamente, por aproximadamente 3 minutos. Desta maneira o óleo entrará em sua corrente sanguínea, agindo em prol de seu relaxamento e qualidade de sono.

Editorial Oshadhi

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