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Posso aquecer o óleo de coco e o azeite de oliva?

O azeite de oliva e óleo de coco são nossos queridinhos na cozinha, mas você já se perguntou se eles continuam tão saudáveis assim depois do aquecimento? A nutri Bruna Lucena esclareceu tudo sobre esse

O azeite de oliva e óleo de coco são nossos queridinhos na cozinha, mas você já se perguntou se eles continuam tão saudáveis assim depois do aquecimento? A nutri Bruna Lucena esclareceu tudo sobre esse processo pra gente no post de hoje:
O óleo de coco é, geralmente, extraído a frio da massa do coco. É fonte de ácido láurico, um ácido graxo de cadeia média que é rapidamente absorvido e disponibilizado como energia pelo organismo. Tem ação antioxidante, anti-inflamatória e auxilia na melhora da resposta imunológica.
O aquecimento está relacionado ao processo de oxidação dos óleos e formação de radicais livres que são prejudiciais à saúde, e então surge a dúvida, posso aquecer?

 
O óleo de coco é o mais resistente as temperaturas mais elevadas e consequentemente à oxidação, se tornando a melhor opção para substituição dos tradicionais óleos de cozinha como milho, soja e canola, que são extremamente inflamatórios. Apesar do seu sabor bem característico e levemente adocicado, pode ser utilizado em qualquer preparação, mas é principalmente indicado em preparos no forno, como assados e bolos.
Já o azeite de oliva é obtido por meio da prensagem da azeitona, possui efeito antioxidante por ser fonte de vitamina E, A e K, compostos fenólicos e flavonoides. Seu uso contribui na prevenção do envelhecimento celular, na redução da pressão arterial, no controle do colesterol LDL e aumento do colesterol HDL, assim como apresenta efeitos favoráveis contra a obesidade, redução do declínio cognitivo relacionado à idade e à doença de Alzheimer.

Estudos indicam que após o aquecimento em condições de uso culinário, não se observa a formação de substâncias tóxicas e o azeite de oliva extravirgem mantém cerca de 80% das substâncias antioxidantes. Então de acordo com a sua preferência utilize essas opções, pois elas trazem benefícios para a sua saúde.
E a dica da nutri é que você utilize o azeite de oliva extravirgem para as saladas, o azeite de oliva virgem ou extravirgem para o preparo de peixes e carnes e o óleo de coco para omeletes, panquecas ou preparos no forno.
*texto escrito pela nutricionista Bruna Lucena 

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Mari Weckerle é arquiteta, gaúcha e especialista em gastronomia saudável! É a Criadora da Plataforma Digital Guria Natureba e curadora da SOW!

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